Connect with us

O que você está procurando?

Por mais que a tristeza seja um dos principais sintomas da depressão, é preciso saber diferenciar a emoção da doença para um melhor tratamento
- Foto: iStock.com/Getty Images

Tristeza ou depressão? Saiba diferenciar agora mesmo

Por mais que a tristeza seja um dos principais sintomas da depressão, é preciso saber diferenciar a emoção da doença para um melhor tratamento

A Organização Mundial da Saúde descreve a depressão como uma doença caracterizada por uma tristeza persistente e uma perda de interesse em atividades que você normalmente desfruta, acompanhada por uma incapacidade de realizar atividades diárias por, pelo menos, duas semanas.

A doença pode se manifestar de diversas maneiras, – muitas delas pouco aparentes ou que não parecem relacionadas ao problema – como fadiga, tristeza, tonturas, palpitações, desânimo, falta ou ganho de apetite, dor de cabeça, alteração intestinais, irritabilidade constante, excesso de sono ou insônia, sentimento de culpa, inutilidade, angústia acentuada e perda de vontade.

mulher triste sentada tunel tristeza

Foto: iStock.com/Getty Images

Apesar de um dos sintomas da doença ser marcado por essa infelicidade característica, há diferenças importantes, principalmente para a realização do diagnóstico. “Tristeza vem do latim tristia, que significa aflição. É um sentimento trazido pela emoção, natural da nossa existência, por meio da insatisfação de algo ou situação, podendo ser acompanhado de angústia e desespero”, salienta a psicóloga clínica Leila Peric de Melo.

Já a depressão é uma doença mental, complementa Leila, caracterizada por vários sintomas recorrentes e que deve preencher a alguns critérios, como ter pelo menos cinco ou mais manifestações citados anteriormente que persistam por um período de tempo considerável (três ou mais semanas).

No entanto, para que se possa realmente diagnosticar uma pessoa com a doença, a psicóloga clínica ressalta que é imprescindível a análise de um profissional especializado. “Cada pessoa é única. Por isso, os sintomas são analisados individualmente, mesmo seguindo certos critérios, porque cada um tem sinais mais acentuados que o outro”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Leila Peric de Melo, psicóloga clínica e hospitalar e especialista em terapia cognitiva-comportamental

Advertisement

Estilo de vida

O sintoma mais conhecido da doença são os seus tremores, mas saiba que o parkinson atinge funções motoras diversas. Veja a seguir!

Estilo de vida

Os exercícios são grandes aliados do bem-estar, e atuam prevenindo doenças e melhorando o condicionamento físico. Saiba como o pilates afasta ansiedade!

Estilo de vida

A violência obstétrica é uma questão de saúde pública no Brasil. entenda o que é conheça os diretos das gestantes e saiba como denunciar

Estilo de vida

Descubra as vantagens e confira 5 receitas de leites vegetais - opções funcionais e saudáveis para substituir a versão animal!

Estilo de vida

Limão, abobrinha, cenoura, cebola e laranja são alguns dos alimentos que ajudam a eliminar a retenção de líquidos. Confira as propriedades de cada um

Estilo de vida

Surdez por desatenção faz parte de um estudo recente que tenta entender a relação entre visão e audição. Entenda mais sobre essa pesquisa!

Estilo de vida

Os exercícios físicos são importantes em qualquer momento da vida e também na prevenção e tratamento de doenças. Veja alguns exercícios para a tireoide!

Estilo de vida

A inteligência emocional é um conceito da psicologia que descreve a capacidade de lidar os próprios sentimentos. Saiba como desenvolvê-la!