ESTILO DE VIDA

Diferença de idade não é problema para o relacionamento

A diferença de idade não é um problema! Saiba superar o preconceito e deixar seu relacionamento cada vez melhor

None
TV Globo/Artur Meninea

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/07/2016 às 11:06
Atualizado às 15:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ainda hoje, existe muito preconceito quando há bastante diferença de idade em um relacionamento amoroso entre os pares. Mas por que isso ainda acontece? O comunicador e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, explica por que algumas pessoas ainda não acham esse tipo de relação comum: “tudo o que não é comum, existe preconceito. Normalmente, existe uma tendência social coletiva de tentar tirar, pois o ser humano tem muito medo do que não é conhecido. E quando se diz comum, não caracteriza-se por normal ou anormal, mas sim por aquilo que tem em mais quantidade”.

Tenha sempre em mente que o relacionamento só diz respeito a você e seu parceiro ou parceira. Com respeito e diálogo, tudo pode ser resolvido. Se você vive um relacionamento assim, confira alguns conselhos que vão te ajudar a superar as dificuldades:

Diferença idade homem

Shutterstock Images

Não dê ouvidos às críticas

Não deixe que os comentários alheios atrapalhem a harmonia da relação. Quando perguntarem por qual razão vocês decidiram ficar juntos, responda que, entre vocês, o amor fala mais alto. Ou se perceber algum olhar de reprovação, apenas ignore. Ao dar espaço para o preconceito, vocês só estarão atraindo coisas negativas para o relacionamento e, o que antes era algo prazeroso, poderá se tornar um martírio.

SAIBA MAIS:

Como superar o fim de um namoro

Siga três passos para ter um relacionamento saudável

Ciúme no relacionamento? Veja como lidar com a situação

Ele é mais velho?

É normal que os homens tenham interesse em mulheres mais novas, afinal, eles têm a chance de viver experiências que deixaram passar. Por outro lado, pode ser que ele não tenha o mesmo pique que você. Por exemplo, quando você deseja sair para alguma festa, mas ele prefere ficar em casa assistindo a um filme. Se esse homem não deseja apenas um pouco de diversão, e sim um relacionamento sério, ele é capaz de passar a segurança que você tanto deseja. Mas, lembre-se de que é importante fazê-lo se sentir seguro também.

Diferença de idade mulher mais nova

Shutterstock Images

Você é mais velha?

Apesar dele fazer você viver momentos deliciosos, às vezes pode ser que você sinta ciúme ou insegurança. Mas, evite dar ouvidos a isso e acredite que, se ele está com você, é porque realmente deseja sua companhia, com todos seus defeitos e qualidades. Mas também pode acontecer o contrário. O homem pode se sentir inseguro e intimidado por sua segurança e liberdade. Aí, cabe a você mostrar que ele pode confiar.

Diferença de idade - Mulher mais velha com homem mais novo

Shutterstock Images

Interesses distintos

Como cada um está em uma fase diferente, é muito comum que haja um conflito entre gostos e ideias. Mas, como ressalta a psicóloga Ângela Teixeira, professora do Centro Universitário Celso Lisboa, para que haja uma conciliação, é necessário aceitar o que o parceiro gosta. Por conta disso, é importante que exista diálogo. Dessa maneira, você e seu parceiro poderão conversar sobre seus gostos e, assim, encontrar um equilíbrio que não prejudique a nenhum dos dois. Aprenda a abrir mão de certas coisas e estimule-o a entender o seu ponto de vista também.

A diferença de idade nas novelas

É comum vermos casos de relacionamentos assim nas novelas. Segundo Rodrigo, as tramas têm sido importantes para a discussão desse tema, combatendo o preconceito: “as novelas, os filmes, a mídia tentam dessensibilizar, pois conforme as pessoas vão vendo aquela situação torna-se normal”. Veja alguns casos:

Ana (Vanessa Gerbelli) e Tito (Guilherme Leicam), Malhação

Diferença de idade - Ana e Tito em uma cena da novela Malhação

TV Globo/Paulo Belote

Os personagens têm histórias muito parecidas, o que acaba os deixando cada vez mais próximos. Apesar de Ana ser um pouco resistente, Tito tem mostrado atitude. Vamos ver os próximos capítulos e torcer pelo casal!

Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Arthur (Fábio Assunção), Totalmente Demais

Diferença de idade - Arthur e Eliza durante a novela Totalmente Demais

TV Globo/Artur Meninea

Durante a novela, Eliza ficou dividida entre o amor de Arthur e Jonatas (Felipe Simas), e apesar da torcida, Jonatas levou a melhor. Mesmo separados, Arthur e Eliza se tornaram grandes companheiros.

Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) e José Alfredo (Alexandre Nero), Império

Diferença de idade -José Alfredo e Maria Ísis se casam no Monte Roraima durante a novela Império

TV Globo/Alex Carvalho

Maria Isis e o Comendador tinham uma química incrível sob os lençóis, mas também havia um sentimento muito profundo e puro, que fez com que eles passassem por cima de qualquer dificuldade.

Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), Em Família

Diferença de idade -Luiza e Laerte em uma cena da novela Em Família

TV Globo/Paulo Belote

Mesmo sendo um romance marcado por ciúme e discussões, os dois viveram um sentimento amoroso muito forte, recheado de paixão.

Pilar (Suzana Vieira) e Maciel (Kiko Pissolato), Amor à Vida

Diferença de idade -Casamento de Pilar e Maciel durante a novela Amor à Vida

TV Globo/Estevam Avellar

O bonitão aproveitou a separação de Pilar para se aproximar e ganhar o coração dela. Mesmo receosa no começo por causa da diferença de idade, ela acabou se rendendo ao amor que sentia.

Tessália (Débora Nascimento) e Leleco (Marcos Caruso), Avenida Brasil

Diferença de idade - Tessália e Leleco durante a novela Avenida Brasil

TV Globo/João Cotta

Os dois formaram um dos casais mais carinhosos e divertidos da novela. Mesmo pulando a cerca com sua ex-mulher, Leleco não resistia ao amor da jovem.