Cardápio vegetariano: dá para ser feliz sem carne!

Manter uma alimentação equilibrada é importante para a saúde. Por isso, veja a seguir opções de receitas para tornar a sua dieta vegetariana mais saborosa.

None
Desde que seja planejada, a dieta vegetariana pode ser seguida por qualquer idade. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/05/2017 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Entre os brasileiros acima de 18 anos de idade, cerca de 10% dos homens e 9% das mulheres declaram-se vegetarianos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A motivação para seguir a dieta vegetariana, geralmente, vem de valores pessoais e estilo de vida específicos. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é considerado vegetariano o indivíduo que exclui de sua dieta alimentar todos os tipos de carnes e seus derivados, podendo consumir ou não laticínios e ovos.

“Por conta das restrições alimentares, especialmente de carne, a principal dúvida é se a dieta vegetariana pode ocasionar um impacto negativo na saúde”, destaca o nutricionista Hugo Comparotto. Mas, assim como qualquer tipo de alimentação, se devidamente planejada, esse tipo de dieta é muito benéfico e pode ser adotado em qualquer fase da vida.

É importante ter uma dieta variada  para que não falte nutrientes para o organismo. Foto: iStock com eGetty

Tipos de dietas

Semivegetarianos: há contradições se são ou não vegetarianos, pois consomem carnes brancas até três vezes por semana. São, no mínimo, os mais liberais entre os que adotam a dieta vegetariana.

Ovolactovegetarianos: nada mal em servir um café da manhã com leite, queijo e ovos mexidos para esse público, pois aceitam em sua dieta a inclusão de laticínio e de ovos.

Lactovegetarianos: são mais restritivos e os únicos alimentos de origem animal que consomem são o leite e seus derivados, como queijos e iogurtes.

Vegetarianos estritos: não têm na dieta nenhum alimento de origem animal, inclusive mel, por ser produzido por abelhas, e de gelatina, obtida a partir de tecidos de animais.

Veganos: fazem parte do grupo dos vegetarianos estritos, mas adotaram esse tipo de dieta por razões éticas e ideológicas, que os impede, inclusive, de usar qualquer produto de origem animal, como os produzidos com couro, lã, seda e pele.

É possível ter um cardápio vegetariano saboroso.

É possível ter um cardápio vegetariano saboroso. Foto: Stela Handa

Dicas de receita

Empadão de legumes  

Rende: 6 porções l Tempo de preparo: 1h20

Ingredientes:

■ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

■ 1 colher (chá) de sal

■ 3 colheres (sopa) de manteiga

■ 3 colheres (sopa) de creme de leite

■ 1/2 xícara (100ml) de água fria

■ Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio:

■ 1 cenoura picada

■ 1 xícara (chá) de vagem picada

■ 2 xícaras (chá) de brócolis em floretes

■ 1 tomate picado

■ 1 dente de alho picado

■ 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

■ Sal a gosto

Modo de preparo

Para o recheio, cozinhe no vapor a cenoura, a vagem e o brócolis até amaciarem. Espere esfriar e junte com o tomate, o alho, a mussarela, tempere com sal e misture. Para a massa, misture em uma tigela a farinha, o sal e a manteiga. Adicione o creme de leite e a água, aos poucos, até formar uma massa lisa e homogênea. Se preciso, coloque mais água. Divida a massa em 2 partes, abra com um rolo, forre uma fôrma de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada, com parte da massa, espalhe o recheio reservado e cubra com o restante da massa. Feche as bordas, retire o excesso de massa e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar. Espere amornar e desenforme.

Culinarista: Adriana Rocha

Berinjela recheada

Rende: 4 porções l  Tempo de preparo: 50min

Ingredientes:

■ 2 berinjelas médias

■ 1 litro de água

■ 1 colher (sopa) de vinagre

■ 1 pitada de sal

■ 1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada

■ 4 colheres (sopa) de azeite

■ 2 dentes de alho amassados

■ 1/2 cebola média picada

■ 2 colheres (sopa) de pimentão picado

■ 5 colheres (sopa) de azeitona picada

■ 1 tomate picado

■ 5 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

■ Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte as berinjelas no meio, no sentido horizontal, retire toda a polpa e guarde (servirá como recheio). Coloque as metades das berinjelas de molho na mistura com água, vinagre e sal e reserve. Hidrate a proteína de soja e escorra bem. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, em seguida a cebola, o pimentão, a proteína de soja, a azeitona, o tomate e a polpa da berinjela picada. Tempere com o cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Escorra as metades das berinjelas e coloque um fio de azeite em cada uma. Distribua o recheio nas quatro metades. Unte uma assadeira com um pouco de azeite e disponha as berinjelas. Asse em forno médio por 25 minutos e sirva em seguida.

Receita: Blog Presunto Vegetariano

Estrogonofe de berinjela

Rende: 6 porções l Tempo de preparo: 30min (+30min de descanso)

Ingredientes:

■ 3 xícaras (chá) de berinjela em cubos

■ Sal e pimenta-do-reino a gosto

■ 2 colheres (sopa) de margarina

■ 1 cebola picada

■ 2 tomates picados

■ 1 cubo de caldo de legumes

■ 1/4 de xícara (50ml) de água

■ 1 lata (395g) de creme de leite light

■ Arroz integral para acompanhar

Modo de preparo

Polvilhe os cubos de berinjela com sal e deixe descansar por 30 minutos. Lave e seque com papel absorvente. Aqueça uma panela com a margarina e refogue a cebola em fogo médio por 2 minutos. Adicione a berinjela e o tomate e cozinhe por 4 minutos. Dissolva o caldo de legumes na água e despeje na panela. Acrescente sal e pimenta e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e junte o creme de leite. Sirva acompanhado de arroz branco.

Culinarista: Mariana Maluf (colaboradora)

Texto: Redação Alto Astral| Consultoria: Hugo Comparotto, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.