Dieta da imunidade: conheça o programa de emagrecimento que fortalece o seu sistema imunológico e ainda ajuda a dar um up nas curvas!
por Redação Alto AstralPublicado em 14/11/2016 às 18:37 Atualizado às 11:58
A boa alimentação deve garantir todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Além de perder peso, manter um cardápio saudável, incluindo vegetais e frutas fontes de vitaminas e minerais essenciais, é garantia de fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque na falta de nutrientes, o corpo não consegue ter os mecanismos de defesa para combater bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. A nutricionista Patrícia Ramos, de São Paulo (SP), elaborou um cardápio com alimentos pró-imunidade para dar força e disposição no seu dia a dia. Assim, sua saúde fica protegida e seu peso controlado, sem a necessidade de programas de emagrecimento radicais que acabam causando prejuízos ao organismo.
Foto: Shutterstock.com
Vitamina A: possui betacaroteno, um potente estimulante da produção de células imunológicas, que combatem infecções. Alimentos: fígado, abóbora, cenoura, espinafre, melão, mamão.
Vitamina C: aumenta a produção das células de defesa do organismo. Também tem ação antioxidante, que evita o envelhecimento precoce. Alimentos: goiaba, laranja, limão, kiwi, acerola, pimentão, caju.
Vitamina E: atua em conjunto com a vitamina C, como um poderoso antioxidante, retardando os efeitos dos radicais livres no organismo. Alimentos: nozes, amêndoas, castanha-do-pará, amendoim, avelãs, abacate.
Zinco: micronutriente capaz de colaborar para a redução de resfriados, gripes e outras doenças. Estimula o fortalecimento do sistema imunológico, além de atuar na reparação dos tecidos e na cicatrização de feridas. Alimentos: aveia, feijão, leite.
Dica: Alguns temperos como o alho e a cebola também podem estimular o sistema imune, pois favorecem a produção dos macrófagos, células que fagocitam (“comem”) bactérias e substâncias estranhas do organismo.
Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Patrícia Ramos, nutricionista do Hospital Bandeirantes, de São Paulo (SP)
LEIA TAMBÉM