Dieta sem gordura ruim dá um power ao seu plano de emagrecer

Indicamos ingredientes que tanto diminuem a absorção da gordura quanto trazem benefícios à saúde. Saiba mais sobre a dieta sem gordura!

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Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/01/2018 às 08:45
Atualizado às 12:09

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A gordura, apesar de essencial à saúde, tem sua parcela de culpa em sabotar quem está na busca por um corpo modelado, por isso, é comum investir em uma dieta sem gordura quando o desejo é emagrecer. O abuso de alimentos ricos nessa substância, especialmente de origem animal, além de ingestão desregrada de açúcar e carboidratos, contribui para o acúmulo de lipídios na pele, induzindo ao aumento de peso, pneuzinhos e celulite. Para eliminar esse problema, a reeducação alimentar é o primeiro passo. Para te ajudar nessa missão, indicamos ingredientes que tanto diminuem a absorção da gordura como trazem benefícios à saúde.

Confira como manter uma dieta sem gordura ruim, só com as boas!

Gordura boa

As chamadas gorduras insaturadas, são as gorduras do bem, divididas em monoinsaturada (azeite, castanha, abacate…) e poli-insaturada (ômega 3, presentes nos peixes), são capazes de driblar a fixação de placas de gordura nas artérias, pois aumentam o HDL, o colesterol bom. Além disso, atuam no corpo ajudando a conter a substância em excesso e contribuem para a absorção de vitaminas. Mas, atenção: o consumo deve ser moderado e com acompanhamento nutricional para não ter o efeito contrário.

Fibras

Alimentos ricos em fibras (frutas e legumes) aumentam a sensação de saciedade e, no intestino, são responsáveis por reduzirem a absorção de gorduras. A aveia ainda possui fibras solúveis, chamadas betaglucanas, que são mais eficazes no controle dos lipídeos. Além disso, alguns ingredientes possuem pectina, substância que forma um gel em volta dos alimentos gordurosos e dificulta o processo de absorção dos mesmos.

Alimentos termogênicos

Não sabe o que são os alimentos termogênicos? Eles atuam acelerando o metabolismo de duas formas: direta e indiretamente. A primeira consiste em regular a temperatura corporal, fazendo com que o corpo gaste energia, usando as reservas de gordura para chegar aos ideais 36 graus. Água gelada, gengibre, canela e pimenta desempenham esse papel. A forma indireta é através da digestão mais lenta, devido ao consumo de fibras, como cereais integrais, folhas verdes, farelo de aveia, sementes de chia e linhaça, que proporcionam o mesmo resultado ao forçar a aceleração do organismo.

Texto: Júlia Prado/Colaboradora | Consultoria: Analuiza Nogueira dos Santos, nutricionista funcional da FluyrSaudável

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