ESTILO DE VIDA

Dieta do metabolismo: queime calorias com os alimentos certos

Siga a dieta do metabolismo e faça com que o seu corpo queime mais calorias a partir de alimentos poderosos contra a gordura acumulada

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/09/2016 às 19:32
Atualizado às 12:08

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O plano de emagrecimento elaborado pela nutricionista Caroline Nicola Sangalli, de Porto Alegre (RS), promete acelerar o metabolismo com alimentos termogênicos. Graças ao efeito térmico provocado durante a digestão, gerando o aumento da temperatura corporal, esses produtos favorecem a queima de calorias. “Quanto mais difícil for para metabolizar o alimento, maior será seu poder termogênico”, explica Caroline. Esses alimentos não são milagrosos, porém, se aliados a uma alimentação regrada e à prática de atividades físicas, fazem você emagrecer mesmo. A nutricionista alerta que essa dieta não deve ser seguida por pessoas hipertensas, pois pode elevar o batimento cardíaco.

mulher mordendo pimentão, alimento que acelera o metabolismo

Foto: iStock.com/Getty Images

Café da manhã

• 1 copo (200ml) de leite de soja sem açúcar batido com 5 morangos e 1 colher (sopa) rasa de linhaça

• 1 torrada integral com 1 colher (sopa) rasa de requeijão light

Lanche da manhã

• 1 laranja com bagaço

Almoço

• 1 xícara (200ml) de chá verde (30 minutos antes da refeição)

• Salada de folhas verdes e tomate à vontade com 4 colheres (sopa) de beterraba cozida, temperada com 1 fio de azeite e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã

• 2 colheres (sopa) de arroz integral • 1 peito de frango grelhado Acrescente pimenta vermelha moída na refeição

Lanche da tarde 1

• 2 castanhas-do-pará

Lanche da tarde 2

• 2 fatias de pão integral light com 1 fatia fina de queijo de minas light e 1 fatia de peito de peru

• 1 xícara (200ml) de chá de gengibre com cravo, canela e 1 rodela de limão

Jantar

• 1 xícara (200ml) de chá verde (30 minutos antes da refeição)

• Salada pró-metabolismo feita com 1/2 maço de rúcula, 5 folhas de alface americana, 1 lata de atum light (conservado em água), 4 ovos cozidos, 8 colheres (sopa) de cenoura ralada sem casca, 1/2 pimentão vermelho picado, 1/3 de pimentão amarelo picado e 1 punhado de nozes. Regue com molho feito com 1 pote (200ml) de iogurte natural desnatado, 3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto misturados. Rendimento: 5 porções.

Ceia

• 3 fatias de abacaxi com canela em pó

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo

Pimentão e pimenta vermelha: aumentam o metabolismo em até 20%. Indicação: 3g ao dia (quem tem pressão alta deve consumir com cautela).

Gengibre: pode ser consumido cru, ralado, como tempero, na forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Indicação: 1 pedaço de 2cm ao dia.

Vinagre de maçã: utilizado em saladas, molhos ou 1 colher (sopa) em 1/2 copo (100ml) de água morna, para ajudar a diminuir a circunferência abdominal. Indicação: 2 vezes ao dia (o vinagre não pode ser refinado).

Chá verde: é antioxidante, acelera o metabolismo e favorece a digestão. Indicação: 1 xícara (200ml) do chá antes das principais refeições (quem sofre de insônia não deve consumir depois das 18h).

Canela: é digestiva, podendo ser utilizada em forma de chá, polvilhada em sopas ou em frutas gratinadas no forno. Indicação: 1 colher (café) 2 vezes ao dia.

LEIA TAMBÉM

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Caroline Nicola Sangalli, nutricionista de Porto Alegre (RS), [email protected]