Conheça a dieta que manda os quilos extras para bem longe e te dá mais saúde!

Conheça a dieta detox e confira todos os benefícios desse programa alimentar para o emagrecimento, para a saúde e para a auto-estima!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/01/2017 às 19:39
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O nome detox tem a ver com a ação da dieta sobre o organismo, que detona toxinas por meio de uma alimentação que prioriza certos alimentos e exclui outros. “A ideia é diminuir ou descartar totalmente as substâncias nocivas acumuladas ao longo do tempo pela ingestão de alimentos com baixa qualidade nutricional e ricos em gorduras ruins (como as saturadas e as trans)”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino. Frituras, refrigerantes, açúcar, sal, alimentos com grandes quantidades de agrotóxicos, corantes e conservantes devem ser substituídos por ingredientes funcionais, que ajudam no processo de desintoxicação.

Mulher dieta detox

Foto: Shutterstock.com

Orgânicos na dieta sim!

Embora a origem do detox venha da China, atualmente existem diversos tipos da dieta, que variam de acordo com as necessidades de cada pessoa e as linhas de atuação de seus nutricionistas. “Basicamente, todas são ricas em alimentos naturais e pobres nos industrializados, além de enfatizar a ingestão de bastante líquido”, explica Gabriela. Alguns profissionais podem recomendar, preferencialmente, o consumo de alimentos orgânicos.

O corpo agradece

A regra básica dessa dieta é eliminar conservantes, industrializados e frituras da alimentação. O resultado é uma silhueta mais enxuta, a melhora das funções orgânicas e uma aparência mais jovial. Outra boa consequência é que quem adere à detox acaba reavaliando seus hábitos à mesa, o que pode levar a uma reeducação.

Quem pode?

“Quem decide o momento de começar uma dieta detox é o nutricionista junto com o seu paciente”, enfatiza a especialista. Mas algumas pessoas já estão em condições propícias ao processo de desintoxição: as que precisam perder peso rapidamente devido a complicações de saúde; quem está com níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico elevados. Indivíduos que reclamam de constipação e retenção de líquidos frequentemente, além dos que consomem muitos alimentos industrializados e calóricos, também são candidatos à dieta.

Contraindicação

Geralmente, a detox deve ser feita no período limitado de uma semana a um mês, de modo que, ao fim de cada sete dias, certos alimentos são incluídos ou eliminados. Durante a dieta, podem ocorrer diarreia e diurese excessiva. Por ser muito restritiva, não pode ser feita por crianças, adolescentes e mulheres grávidas, pois a deficiência dos nutrientes vindos de carne vermelha, leite e derivados, por exemplo, pode causar prejuízos à saúde. Também não é recomendada para pessoas com problemas renais.

Isso pode!

É sempre assim: as celebridades aprovam e o público logo adere a uma nova moda. E isso não é diferente quando o assunto é dieta. A apresentadora Oprah Winfrey, a atriz Gwyneth Paltrow e a cantora Beyoncé, estrelas internacionais de primeira grandeza, eliminaram os quilos extras consumindo muita água, chás e alimentos naturais e descartando de seus cardápios a carne vermelha e outros itens calóricos. O método chamado de dieta detox parece novidade (e de certa maneira é, por causa das variedades que ganhou), mas na verdade é uma herança da milenar medicina chinesa.

Texto: Marcella Pacheli | Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista da empresa Congelados da Sônia 

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.