Connect with us

O que você está procurando?

Fazer dieta durante a gravidez não é indicado, mas manter hábitos de vida saudáveis, sim. Entenda o ponto de vista dos especialistas no assunto!
- Foto: Shutterstock.com

Dieta durante a gravidez: esse hábito pode prejudicar as gestantes e seus bebês

Fazer dieta durante a gravidez não é indicado, mas manter hábitos de vida saudáveis, sim. Entenda o ponto de vista dos especialistas no assunto!

Que toda mulher gosta de manter o corpo em forma todo mundo sabe. Agora, na gestação, é normal e até saudável ganhar alguns quilinhos. Por que, então, algumas mulheres fazem dieta durante a gravidez? Conheça os perigos desse hábito, chamado pela medicina de pregorexia.

Dieta durante a gravidez: mania arriscada

• Pregorexia é um termo em inglês que deriva da junção de “pregnancy” (que significa “gravidez”) e “orexia”, originária de “orexis” (apetite).
• Essa nova palavra designa um sério problema de saúde que ocorre quando uma mulher grávida diminui radicalmente as calorias da dieta e realiza atividades físicas em excesso para controlar seu peso.
• Hábitos como esse, se não forem percebidos a tempo, podem acarretar riscos para a mãe e, principalmente, para o bebê.

De onde vem?

• O primeiro motivo que leva as mulheres a lutarem contra a balança, e fazerem dieta durante a gravidez, são os atuais padrões de beleza.
• De acordo com a nutróloga Maria Del Rosario, a valorização cultural da magreza, com imagens de mulheres grávidas magérrimas, geralmente famosas, contribuem para o início dos quadros de pregorexia.
• “As dietas da moda e os planos de exercícios físicos exagerados durante a gravidez e sem acompanhamento médico adequado podem causar graves consequências à saúde”, alerta a especialista.

Para onde vai?

• Um bom estado nutricional é fundamental para que a gestação transcorra sem quaisquer complicações.
• O peso abaixo do adequado pode indicar falta de nutrientes no organismo, o que aumenta as chances de nascimentos prematuros e crescimento restrito do feto, além dos riscos de morte para a mãe.
• “As grávidas que já tiverem algum transtorno alimentar podem ter outros problemas mais graves, como, por exemplo, complicações cardiovasculares, digestivas, endócrinas, hematológicas e ósseas”, complementa a nutróloga.
• Além disso, fatores psicológicos, genéticos, biológicos e familiares podem fazer com que a pregorexia evolua para outros tipos de transtornos alimentares, como a bulimina e a anorexia.

Cuide-se!

• Segundo a médica, quanto antes for diagnosticado o quadro, maior a possibilidade de total recuperação.
• Por isso, os médicos precisam saber diferenciar mulheres com sinais de transtorno alimentar daquelas que apenas estão descontentes com a imagem corporal.
• Uma gestante com pregorexia precisa ser acompanhada por nutrólogo ou nutricionista e psiquiatra ou psicólogo para que receba um tratamento completo.

Quilinhos saudáveis

Para que você se mantenha saudável, a Associação Brasileira de Nutrologia informa o ganho de peso ideal durante a gestação, de acordo com os seu peso inicial ao engravidar. Se você tiver:

• Baixo peso: você pode engordar de 12,5 a 18Kg.
Peso adequado: seu ganho de peso deve ficar entre 11,5 a 16Kg.
Sobrepeso: os quilinhos a mais devem estar entre 7 a 11,5Kg.
Obesidade: caso você esteja com muito excesso de peso, o ideal é que engorde, no máximo, 7Kg.

Texto: Giovana Sanches | Consultoria: Maria Del Rosario, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que os peixes são fonte de gorduras saudáveis e de proteínas? Saiba como preparar diversas receitas saborosas com os pescados!

Estilo de vida

Marca sugere receitas de café com com vinho, chá e geleia, que vão deixar o inverno mais saboroso, quentinho e com menos calorias

Estilo de vida

Trouxemos algumas dicas de especialistas que vão ajudar você a ter um melhor relacionamento familiar, principalmente com os seus filhos

Estilo de vida

Quer ganhar bem-estar de uma maneira saborosa? Então, aposte nas vitaminas detox para afastar doenças e, de quebra, emagrecer com saúde!

Estilo de vida

Que tal variar o cardápio e preparar receitas deliciosas feitas com legumes e verduras cozidas? Saiba como elas podem ser feitas!

Estilo de vida

Aprenda a preparar deliciosas receitas de saladas que favorecem o cérebro e manda para longe problemas de saúde como o Parkinson!

Estilo de vida

Muitas mães desejam ter filhos de maneira natural: investir num parto domiciliar é uma das maneiras de deixar esse momento especial

Estilo de vida

O assédio virtual está cada vez mais comum no mundo digitalizada em que vivemos. Saiba como proteger seu filho dessas ameaças!