Dieta Dukan: entenda como funciona a dieta francesa!

A dieta Dukan se tornou famoso após várias celebridades perderem peso fácil sem passar fome. Conheça como o corte de carboidratos pode ser fundamental!

None
Carne, frango, tomate, verduras, alface

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/03/2017 às 19:16
Atualizado às 12:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Criado em 2002 pelo médico francês especialista em nutrição Pierre Dukan, a Dieta Dukan emagrece naturalmente e rapidamente com a ajuda das proteínas e dos legumes, evitando ao máximo os carboidratos. Essa técnica ganhou adeptos no mundo inteiro e ficou mais conhecida depois que celebridades internacionais como Jennifer Lopez, Penélope Cruz, Beyoncé e até a princesa Kate Middleton afirmaram que perderam peso sem passar fome! Quer saber o segredo? Confira abaixo:

Como funciona a Dieta Dukan

A dieta é estruturada em quatro fases, sendo duas para emagrecer (Ataque e Cruzeiro) e duas para manter o peso (Consolidação e Estabilização). Cada fase tem uma lista de alimentos permitidos que podem ser consumidos à vontade. Primeiramente, é preciso decidir em qual peso se quer chegar: “Sem saber que direção seguir, nós podemos nos perder”, orienta o médico Pierre Dukan. Por isso, é importante saber o peso atual para definir o ponto de partida e decidir o peso em que se quer chegar, ou seja, o destino final da dieta.

Primeira fase

Carnes, vermelha, coxas de frango, pimenta, ervas

Foto: iStock.com/Getty Images

Chamada de Ataque, provoca perda de peso rápida e fulminante. Ela tem de 2 a 7 dias e uma perda de 1Kg a 5Kg. Para isso, é preciso aliar 20 minutos de caminhada por dia e consumir 1/2 colher de sopa de farelo de aveia por dia.
Os alimentos permitidos são:
• todas as carnes magras (exceto a costela);
• aves (exceto pato e ganso);
• todos os peixes, sem exceção;
• frutos do mar, sem exceção;
• laticínios 0% gordura;
• iogurtes desnatado, natural, 0% gordura;
• ovos;

Segunda fase

Chamada de Cruzeiro, tem perda de peso constante e moderada e deve ser feita até a obtenção do peso ideal. Ela proporciona uma perda de peso de 1Kg por semana em média, aliada a 30 minutos de caminhada por dia. O consumo de farelo de aveia deve ser de 2 colheres de sopa por dia.
Os alimentos permitidos são:
• todas as proteínas citadas na fase anterior, acrescentando legumes e verduras à vontade, com exceção da batata e da mandioca.

Mulher, lavando legumes e verduras, cozinhando, atividades domésticas

Foto: iStock.com/Getty Images

Terceira fase

É a da Consolidação. Após a obtenção do peso idealizado no começo da dieta, inicia-se a fase de consolidação do peso perdido, que significa multiplicar os quilos perdidos por 10 dias. Por exemplo: 10kg = 100 dias; 5kg = 50 dias, e assim sucessivamente. Nessa fase acontece a introdução de carboidratos e lipídeos de maneira controlada. Os exercícios físicos passam a ser de 25 minutos de caminhada por dia e o consumo de farelo de aveia passa a ser de 2 colheres e meia por dia
Os alimentos permitidos são:
• carboidratos e lipídeos, de maneira controlada/moderada
• 2 frutas ao dia;
• 2 fatias de pão integral por dia;
• 40g de queijo por dia;
• 2 porções de feculentos por semana: arroz integral, feijão, ervilha, etc;
• 2 refeições de gala por semana (1 entrada, 1 prato principal, 1 sobremesa, 1 copo de bebida alcoólica)

Quarta e última fase

Chamada de Estabilização, é o fim da dieta do ponto de vista alimentar, pois há três regras que devem ser seguidas pelo resto da vida, a fim de estabilizar o peso: reservar um dia por semana, que deve ser fixo, para comer somente proteína pura; continuar consumindo 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e manter os exercícios físicos diários, nem que seja 20 minutos de caminhada. Os alimentos agora são à vontade, lembrando sempre das três regras.

Mulher, loira, levantando peso

Foto: Shutterstock.com

Atividades físicas

Elas são sempre aliadas nas dietas e fazem parte do programa de emagrecimentos do Dr. Dukan. A caminhada diária é indicada como o método certo para a dieta, mas outras atividades podem ser praticadas, seja aeróbica, fitness, ciclismo, natação, dança, etc. O importante é se mexer, perder calorias, tonificar o corpo e conferir firmeza à pele.

Texto: Redação Alto Astral | Fontes: www.dietadukan.com.br, Livro: Eu não consigo emagrecer, Editora Record BestSeller; O Método Dukan Ilustrado, Editora Record BestSeller, Dr. Pierre Dukan 

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.