Dieta Dukan em 4 fases

Leitora de Malu perdeu 17kg em 8 meses

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por Redação Alto Astral
Publicado em 26/01/2015 às 15:13
Atualizado às 12:09

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Quem quer emagrecer, tem pressa! E os resultados da Dukan são rápidos, porém duradouros, diferente de outras dietas radicais que as pessoas engordam na mesma velocidade que perderam.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Antes e depois

Mariana Fragoso, de 27 anos, sempre viu seu peso oscilar na balança. Tentou algumas dietas, mas nunca conseguia levar a reeducação alimentar a sério. “Passava alguns dias sem tomar refrigerante, comer frituras, mas por não ter resultados rápidos e visíveis, eu sempre desistia”, contou. Em uma das tentativas, conheceu o método Dukan e acreditou que ele poderia ajudá-la a chegar no peso ideal. Foram 17kg eliminados em 8 meses.

O que comia antes
“Meu maior pecado sempre foram os doces. Ao acordar, comia algum pedaço de bolo ou torta, sempre alimentos ricos em açúcar e gordura. Chegava a tomar 2 litros de refrigerantes por dia”.

Mudança de hábitos
“Nunca havia conseguido fazer uma dieta séria. Passava alguns dias sem tomar refrigerante, comer frituras, mas por não ter resultados rápidos e visíveis, eu sempre desistia. E assim fui ganhando muito peso… Conheci a dieta Dukan numa rede social. Li bastante, vi depoimentos, aprendi receitas e, então, comprei o livro Eu não consigo emagrecer, do Dr. Pierre Dukan, e me apaixonei pelo método. Gostei muito da ideia de não ser uma dieta para preguiçosos”.

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Dificuldades
“Eu tinha uma rotina alimentar muito cheia de doces e gorduras. E na fase ataque da dieta eu lutava contra minha vontade a todo momento”.

Rotina de exercícios
“Faz 4 meses que estou na academia. Está sendo maravilhoso, uma nova vida! Estão aparecendo músculos que eu nunca vi no meu corpo antes. Gosto muito de spinning, pois tem grande perda de calorias”.

Nova vida
“Comecei a contagiar as pessoas. Muitas amigas e amigos já fizeram a Dukan depois de mim, e onde vou e tenho oportunidade falo sobre a dieta, pois antes eu achava que não havia esperança para meu corpo, hoje sei que não há limites, podemos chegar onde quisermos com foco e disciplina”.

Conselho para quem quer emagrecer
“Não olhe a comida como fuga ou momento de prazer. Comida é para alimentar o corpo, não a mente. Vejo muita gente comendo chocolate e outras besteiras porque está triste, mas a mente continua triste e o corpo é prejudicado com essa atitude. Você precisa comer o que o seu corpo realmente precisa”.

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Cardápio Dukan

Café da manhã
Mingau de farelo de aveia com canela
Panini (pão preparado no micro-ondas) com requeijão light
Café com adoçante

Lanches
Bolo Dukan
Peito de peru light

Almoço e jantar
Dias de PP (proteína pura): carne
2 claras
1 gema ou peito de frango
Salada de kani com ovo cozido. Dias de PL (proteína + legumes): abobrinha recheada com carne moída sem gordura ou carne com legumes autorizados pela Dukan

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Receita do Mingau de farelo de aveia

O farelo de aveia cresce 20 vezes no estômago, dando assim a desejada sensação de saciedade, nos fazendo comer somente o necessário.

Ingredientes:
150ml leite desnatado
1 colher e meia (de acordo com a fase) de farelo de aveia
Adoçante a gosto

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Depois salpique canela por cima.

Fase 1: Ataque
Fase das proteínas puras, que provoca uma perda rápida de peso. Conta com 66 alimentos ricos em proteína sem limites de quantidade (que podem ser encontrados no site). Além disso, você deve consumir 1,5 colher (sopa) de farelo de aveia diariamente, 2 litros de água e fazer 20 minutos de caminhada todos os dias. Duração: de 2 a 7 dias.

Fase 2: Cruzeiro
Nessa fase, conserva-se as proteínas e acrescenta-se 34 vegetais, também à vontade. A perda de peso é moderada, porém constante, e chega em média a 1kg por semana, até atingir o peso ideal. O consumo de farelo de aveia aumenta para 2 colheres (sopa) diariamente, enquanto o tempo de caminhada passa de 20 para 30 minutos todos os dias para potencializar os efeitos. Essa fase deve ser seguida até conseguir o peso desejado.

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Fase 3: Consolidação
Essa etapa evita o efeito sanfona e é longa o suficiente para criar um novo hábito alimentar. A duração é de 10 dias para cada quilo perdido. Ou seja, se você perdeu 10kg deverá segui-la por 100 dias. Nessa fase, vários outros alimentos são introduzidos como queijo, pães integrais, frutas, carboidratos e refeições de gala (entrada + prato principal + sobremesa + 1 copo de bebida, podendo ser alcoólica) por semana. A consolidação conduz à estabilização do peso perdido.

Fase 4: Estabilização
Com o novo peso restabelecido, você pode comer normalmente, sem engordar de novo, com a condição de seguir 3 regras indispensáveis: a quinta-feira protéica, 3 colheres (sopa) de farelo de aveia diariamente e 20 minutos de caminhada por dia. Essa “regra de três” deve ser seguida pelo resto da vida como forma de controle do peso.

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