ESTILO DE VIDA

Dieta dos passos: descubra quanto precisa andar para emagrecer

Quem quer emagrecer precisa se movimentar, e a caminhada pode ser um gatilho para começar. Descubra quantos passos você precisa dar para emagrecer!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/01/2017 às 13:18
Atualizado às 13:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A única fórmula real para emagrecer é gastar mais calorias do que se consome. Você come pouco e não elimina nem 500g? Falta disposição para exercícios? Então, prolongue os passos.

mulher fazendo caminhada

Foto: iStock.com/Getty Images

Devagar e sempre!

Cada 7 mil calorias extras equivalem a 1kg de gordura corporal. Para ter uma noção, aquele bombom de 70kcal que você come todos os dias depois do almoço pode levá-la a acumular 1kg a cada 3 meses. Mas será que é só no chocolate que você exagera? Se for, basta queimá-lo andando por 20 minutos, o que equivale a cerca de 1.920 passos.

No dia a dia

Troque o elevador pela escada, não vá de carro à padaria que fica a alguns quarteirões, circule mais em vez de só usar e-mail e telefone, adote um programa de caminhada… Andar melhora o condicionamento físico, emagrece de forma duradoura, dá mais disposição, reduz medidas, em especial da barriga, e previne doenças, incluindo os problemas cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil.

mulher fazendo caminhada

Foto: iStock.com/Getty Images

Andar é preciso

As facilidades da vida moderna levaram o ser humano a gastar 35% menos calorias que seus antepassados das cavernas. O problema é que o DNA é praticamente o mesmo daquela época e foi programado para poupar energia. Para equilibrar essa fórmula, o preparador físico Renato Dutra recomenda descobrir seu NAF (Nível de Atividade Física) com a ajuda do pedômetro, pequeno aparelho colocado no cinto ou na perna, que calcula o quanto você andou durante o dia.

NAF (Nível de Atividade Física)

  • Até 5 mil passos/dia: sedentária (reveja sua dieta)
  • De 5 mil a 10 mil passos/dia:  ativa (mantenha a alimentação sob controle)
  • De 10 mil a 13 mil passos/dia: Emagrecimento (ainda que consuma alimentos calóricos de vez em quando)

Consultoria Renato Dutra, preparador físico

Texto Redação Alto Astral 

Leia também: