Dieta dos 3 dias: plano alimentar que vai enxugar suas medidas!

Conheça a dieta dos 3 dias, um plano alimentar que reduz a quantidade de calorias consumidas, obrigando o organismo a queimar os indesejados pneuzinhos!

None
Foto: Thinkstock/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/12/2016 às 18:34
Atualizado às 12:08

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O segredo do sucesso da dieta dos 3 dias está na diminuição temporária da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, o que obriga o corpo a queimar o estoque de pneuzinhos como fonte de energia. Esse programa ainda sugere uma maior ingestão de alimentos que dão uma mãozinha ao funcionamento do intestino e ajudam o corpo a eliminar o excesso de toxinas e de gorduras. Para finalizar, o aumento do consumo de chás, sucos e água ajuda a mandar embora o inchaço causado pela retenção de líquidos, principalmente na região abdominal. Esclareça todas as suas dúvidas sobre o plano e não se esqueça: o acompanhamento de um profissional é fundamental!

Maçã e calendário

Foto: Thinkstock/GettyImages

Dieta dos 3 dias

Posso incluir todos os grupos de alimentos?
Pode e deve! É preciso ingerir todos os grupos de alimentos a fim de se ter refeições equilibradas. Combinar macronutrientes, como carboidratos e proteínas, dá mais energia e sacia, podendo ser facilmente queimados nas atividades diárias. Muitos desconfiam e acham que não é possível perder peso em pouco tempo mantendo a saúde em dia. Porém, o objetivo da dieta dos 3 dias é diminuir as porções de itens calóricos e abusar das fibras e alimentos magros a fim de fazer você emagrecer rápido, mas com toda a segurança nutricional necessária para o bom funcionamento do organismo. O segredo é investir cardápios leves que limpam e desintoxicam o corpo e, de quebra, desincham a barriguinha!

Por que os cardápios são ricos em cálcio e fibras?
Para não deixar a fome bater à porta, os programas sugerem um maior consumo de frutas, verduras e legumes. Ricos em fibras, esses alimentos ajudam a manter o organismo saciado e, ao mesmo tempo, a  eliminar os quilinhos extras, pois auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, estudos científicos revelam que o cálcio contido nesses alimentos é capaz de favorecer um equilíbrio no sistema nervoso autônomo, o que ajuda a acelerar o metabolismo e facilita a queima de gordura para a produção de energia.

É necessário preparar o organismo antes de começar a dieta dos 3 dias?
Para turbinar os efeitos dessa dieta, recomenda-se preparar o corpo para a perda rápida de peso. Uma semana antes de começá-la, procure comer menos doces e gorduras, optando por uma alimentação mais saudável. Após esse período, inicie a dieta. Ela funcionará como um tratamento de choque. “Esta dieta funciona para que o corpo não se acostume com o programa anterior. No 4º dia, você deve voltar a seguir o cardápio de antes, mas só deverá pesar-se no 8º dia, que é quando realmente aparecerão os resultados”, explica Viviah Andrade, nutricionista do Rio de Janeiro.

Posso praticar exercícios físicos neste período?
Os exercícios são essenciais para manter o metabolismo acelerado, potencializando a queima de calorias. Só tenha cuidado para não praticar atividades muito rigorosas durante os três dias de dieta. Como o consumo de calorias será menor que o de costume, exercícios pesados podem fazer mal à sua saúde.

O que fazer depois que a dieta acabar?
Nos primeiros dias após a dieta, evite o consumo exagerado de massas, doces e gorduras. Como o metabolismo desacelera nesse período, são grandes as chances dos excessos se transformarem em pneuzinhos.

Texto: Amanda Araújo, Aline Mendes e Viviane de Gênova | Consultoria: Viviah Andrade, nutricionista da Clínica Pìu Bella, do Rio de Janeiro (RJ),; João César Castro Soares, endocrinologista do Spa Fazenda Igaratá

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.