10 dicas fundamentais para viver melhor!

Ter um corpo saudável e uma mente tranquila requer alguns cuidados especiais com o organismo. Confira a seguir 10 itens essenciais para viver bem!

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por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 15:21
Atualizado às 11:51

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Ter um corpo saudável e uma mente tranquila requer alguns cuidados especiais com o organismo. Confira a seguir 10 itens básicos e essenciais para viver bem!

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1- Cuide da alimentação

Os alimentos são os principais combustíveis para o bom funcionamento do corpo, por isso, é importante dar atenção ao que se leva ao prato diariamente. Busque ter uma alimentação equilibrada, isto é, que contemple diversos nutrientes; fracione as refeições para não sobrecarregar o organismo nem ter ataques de gula; priorize os alimentos naturais, que oferecem mais nutrientes; evite produtos industrializados por conterem excesso de substâncias nocivas, como corantes e conservantes, e dê preferência aos alimentos integrais, ricos em vitaminas e fibras.

2- Beba água

Hidratar-se é fundamental para o bom funcionamento do organismo, desde órgãos vitais até para a boa aparência da pele. Para isso não basta beber água somente quando se sente sede: o indicado para um adulto é cerca de oito copos (200ml cada) por dia.

3- Faça exercícios

Além de ajudar na perda de peso, as atividades físicas são essenciais para a melhora de diversas áreas do corpo, como o sistema cardiorrespiratório, ao melhorar o fluxo sanguíneo; e o estímulo à sensação de bem-estar, ao liberar hormônios responsáveis pelo prazer. Dança, caminhada, esportes… O que importa é não ficar parado! “Exercícios complementares, como musculação e alongamento, também podem ser realizados para o bem-estar do organismo como um todo. Pessoas com problemas cardíacos precisam de atenção especial ao fazer musculação, que deve ser de baixa intensidade e nunca deve levar à exaustão”, afirma a educadora física Cláudia Forjaz.

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4-  Fique longe dos vícios

Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso são verdadeiros venenos à mente e ao corpo. “O fumo eleva agudamente a pressão arterial e favorece o aparecimento de aterosclerose (placas de gordura nas artérias)”, alerta a cardiologista Heloísa Rocha. Além do sistema cardiovascular, fígado e pulmões são os principais órgãos afetados pelo fumo e álcool.

5- Fique em dia com o médico

Fazer visitas periódicas ao médico, pelo menos uma vez ao ano, é importante para checar como anda a saúde. Lembre-se deque o tratamento de muitas doenças é mais eficaz quando o diagnóstico é precoce. A disciplina também é importante quando o assunto é medicamentos: sempre cumpra as orientações passadas pelo médico, não abandonando o tratamento pela metade, e nunca se automedique.

6- Faça um check up

Exames de sangue para averiguar como estão os índices de colesterol, glicemia e triglicérides devem ser feitos regularmente. O médico também pode pedir exames de urina e fezes, importantes para fazer uma análise ainda mais completa.

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7- Durma bem

Sofrer de insônia ou outros problemas de sono não deve ser encarado com naturalidade. A liberação de neurotransmissores e de hormônios, entre outras funções do organismo, somente são possíveis devido à qualidade e quantidade de sono diário. Por isso, procure ajuda profissional se você tiver dificuldades em ter uma noite de sono tranquila.

8- Relaxe

O estresse diário por si só é responsável pelo surgimento de problemas de saúde. Para evitar sobrecarregar o organismo com energias negativas, procure ter momentos de relaxamento durante o dia. 10 minutinhos de alongamento já fazem a diferença. Outra opção é ter momentos de entretenimento, como ler um livro, assistir um filme ou fazer passeios aos fins de semana.

9- Tenha um hobby

Tirar algumas horas da semana para se dedicar a algum hobby é importante para manter a mente ativa. Isso significa que doenças como depressão e ansiedade podem ser afastadas. Além disso, ocupar a cabeça com atividades prazerosas ajudam a relaxar e encarar os problemas com mais facilidade.

10- Controle seu peso

Estar a cima do peso é a porta de entrada para diversos problemas de saúde, alguns muito sérios, como a hipertensão e o diabetes. Portanto, esteja sempre de olho na balança, não descuide da alimentação e pratique exercícios físicos regularmente.

Consultoria Cláudia Forjaz, educadora física; Heloísa Rocha, cardiologista

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