ESTILO DE VIDA

5 dicas que vão transformar o seu jeito de fazer dieta

Aposte em mudanças no dia a dia para emagrecer mais rápido e sem sofrimento. Separamos dicas que vão transformar sua dieta e ajudar você nessa missão!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/04/2016 às 08:15
Atualizado às 14:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Perder peso é mesmo um grande desafio, mas alguns detalhes podem fazer total diferença. Quer um corpo saudável, sem inchaço e com aqueles quilinhos a menos? Separamos dicas que vão transformar sua rotina e ajudar você nessa missão.

5 dicas que vão transformar o seu jeito de fazer dieta

Shutterstock Images

1. Respeite suas vontades

A nutricionista e doutora em endocrinologia Sophie Deram, autora do livro O Peso das Dietas, ensina que o interessante para quem deseja emagrecer com saúde é comer melhor e focar na qualidade dos alimentos. Porém, isso se torna mais eficiente ao prestarmos atenção também às nossas vontades. “Quando não escutamos nosso prazer, o risco de uma compulsão alimentar depois de um tempo é maior”, alega. Então, se der vontade de atacar todas as guloseimas que tiver em casa, coma apenas uma, mas não deixe para depois. É melhor saciar a vontade e não correr o risco de perder o controle e extrapolar mais tarde!

SAIBA MAIS

Escolha a dieta detox que mais combina com você
Dá para comer bem fora de casa, sim!
Descubra se está se alimentando na quantidade certa

2. Observe a quantidade

Geralmente, colocamos no prato mais alimentos do que o necessário para saciar a fome. Mas, ao mesmo tempo, restringir demais também não é a solução! “O problema de comer muito pouco nas refeições principaisé que depois o seu apetite vai aumentar e a propensão de quebrar a dieta é maior. Para haver uma perda de peso sustentável, é importante não sair da mesa com fome, para não atacar os doces depois”, sugere Sophie Deram.

3. Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é essencial para a saúde e também para quem quer eliminar os quilos extras! “O corpo descansado sente menos necessidade de alimentos calóricos, além de produzir menos cortisol, hormônio do estresse que, em excesso, contribui para o ganho de peso”, ressalta a nutricionista Maiara Fidalgo. Sejam seis ou oito horas de sono, o importante é conhecer o seu organismo e acordar descansada no dia seguinte!

5 dicas que vão transformar o seu jeito de fazer dieta

Shutterstock

4. Faça trocas inteligentes

Trocar um doce por uma fruta, ou o açúcar pelo adoçante, são coisas pequenas, mas que podem fazer toda a diferença no processo de emagrecimento. A nutricionista Maiara Fidalgo dá algumas sugestões de trocas benéficas para quem deseja secar a barriga:

• Optar pela fruta em vez do suco, pois ela contém mais fibras e é menos calórica;
• Substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo, que contém mais ferro e nutrientes;
• Trocar o chocolate ao leite pela versão meio amarga, que é rica em antioxidantes;
• Abrir mão do refrigerante e apostar na água com gás e limão;
• Substituir o biscoito de água e sal por torrada integral.

5. Mastigue bem os alimentos

Quando não há uma boa trituração dos alimentos na boca, o estômago precisa trabalhar mais para digeri-los. Além disso, mastigar adequadamente o que comemos gera mais saciedade e diminui a vontade de beliscar a todo o momento. “Só de mastigar bem, nós já diminuímos a fome e deixamos o cérebro mais tranquilo, pois ele recebe o sinal de que estamos comendo”, confirma a nutricionista Sophie Deram.

Consultoria: Maiara Fidalgo, nutricionista da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor e ao Estresse, www.fluyrsaudavel.com.br; Sophie Deram, nutricionista doutora em endocrinologia pela USP (Universidade de São Paulo), especialista em nutrigemônica e autora do livro O Peso das Dietas.