Rinite atacada? Confira dicas e soluções caseiras para tratar e prevenir

Será poeira, vírus ou é culpa da estação? Saiba como a rinite atinge nosso organismo e aprenda formas de aminar os sintomas.

None
Conheça as causas dessa inflamação que deixa as vias fechadas e dificulta o dia a dia. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/05/2017 às 07:00
Atualizado às 13:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Caracterizada por uma inflamação nas mucosas do nariz e das cavidades do crânio, a rinite geralmente é causada por reações alérgicas do organismo. Seus sintomas clássicos são coriza, espirros, obstrução nasal e coceira no nariz ou olhos. Além disso, ela pode chegar junto com a sinusite, causar ronco, dificuldades para dormir e até mesmo otite, que é a inflamação nos ouvidos.

A inflamação pode ser dividida em duas categorias: a rinite sazonal, que ataca principalmente na primavera e no outono, em razão dos altos índices de pólen e esporos de fungos no ar. E a rinite perene que, como o próprio nome diz, é persistente em qualquer época do ano, causada por uma reação do organismo à poeira e aos ácaros presentes em no ambiente.

Manter o controle do problema é essencial e, para descobrir suas causas de forma eficaz, o melhor a fazer é procurar um médico que poderá indicar alguns exames, e assim recomendar medicamentos ou vacinas antialérgicas. No entanto, melhor que remediar é prevenir! Tomando pequenas medidas, você consegue diminuir a presença dos agentes alérgenos no ambiente. Confira 8 dicas para evitar que a rinite ataque:

Além desses cuidados, as soluções e receitas caseiras também são boas opções para inalação e hidratação das narinas. Veja 3 receitas simples que vão te ajudar:

Receita 1

Prepare um soro caseiro. Coloque 1 litro de água em uma panela, adicione 3 colheres (chá) de sal e ferva, em fogo alto, por 5 minutos. Retire do fogo e despeje, com cuidado, em um recipiente. Aproxime a cabeça ao recipiente e cubra-a com uma toalha limpa. Inale o vapor e vá eliminando a secreção que escorrer. A solução, fria, também pode ser pingada no nariz, até 3 vezes por dia, para hidratar.

Receita 2

Para inalação, em uma panela, ferva 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de folhas frescas de eucalipto, em fogo alto. Desligue e despeje com cuidado em um recipiente. Aproxime-se do vapor, tomando cuidado para não se queimar, e cubra a cabeça com a toalha. Inale o vapor durante 15 minutos.

Receita 3

Porquê não apostar em um suco expectorante? No liquidificador, coloque 1 xícara (chá) de água filtrada, o suco de 1 laranja e 2 folhas frescas de agrião. Bata até ficar homogêneo e desligue. Adoce com mel a gosto e tome 30 minutos antes de se deitar.

CONSULTORIA: Centro de Orientação em Rinite Alérgica (CORA)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.