Dicas de ouro para aliar ao consumo de sucos naturais

É possível contar com uma série de atitudes saudáveis que podem potencializar ainda mais os efeitos dos sucos naturais no organismo, sabia?

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/12/2016 às 12:48
Atualizado às 12:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Deixar de ingerir sucos industrializados e passar a fazer a própria versão caseira, já é um grande passo para adquirir saúde no dia a dia. Entretanto, também é possível contar com demais atitudes que podem potencializar ainda mais os seus efeitos no organismo. Confira as dicas a seguir e aproveite para inserir mais saúde na rotina, já!

alimentação-saude-sucos-dicas-bem-estar

Foto: iStock.com/Getty Images

Quanto menos açúcar, melhor

Os doces são verdadeiras tentações, não há como negar. Entretanto, se o objetivo é levar uma vida mais saudável, deve-se reduzir o consumo dos açúcares ao máximo. No caso dos sucos (como indicado na maioria das receitas), o ideal é abandonar o tipo refinado e optar por adoçantes à base de ingredientes naturais, como sucralose e stévia.

“O grande vilão do grupo de açúcar e o mais consumido pela população em geral é o refinado. Essa versão não traz absolutamente nenhum benefício ao organismo. Passa por um forte processo de refinamento que o deixa sem nutriente nenhum e ainda são acrescentados aditivos (como enxofre), para que ele fique branco e solto. É uma péssima escolha”, aconselha a nutricionista Patrícia Davidson.

Além disso, a saúde é exposta a muitos riscos quando o ingrediente é inserido em excesso na alimentação; a obesidade e o diabetes são alguns deles.

Pegue leve com o sal

Se por um lado o açúcar faz mal, por outro o sal também deve ser consumido com moderação. Em uma dieta na qual os sucos naturais estejam presentes em abundância, é possível contar com uma grande quantidade de nutrientes que desempenham os mais diversos benefícios à saúde, que vão desde a regulação do intestino até a prevenção de doenças cardiovasculares.

O sódio em excesso, por sua vez, traz complicações como hipertensão e maior incidência a problemas coronarianos, fator que contraria os efeitos ganhos com uma dieta saudável. Por isso, é preciso haver um equilíbrio, para que o organismo não seja afetado com estes malefícios.

alimentação-saude-sucos-dicas-bem-estar-sal

Foto: Shutterstock

Evite os industrializados

Repletos de calorias vazias, conservantes, aromatizantes e demais componentes que têm como objetivo ressaltar o sabor e prolongar a durabilidade dos alimentos, este tipo de produto deve passar bem longe da dieta de quem busca por mais saúde. Tendo como foco a naturalidade proporcionada pelos sucos, esta atitude deve se estender para toda a dieta, de modo a deixar de lado os pratos congelados (como massas e petiscos) e embutidos (como linguiça, salsicha e presunto) e passar a integrar uma maior quantidade de saladas, grelhados e alimentos integrais.

Alie-se aos exercícios físicos

30 minutos ao dia já são suficientes para promover incontáveis melhorias. Auxiliando-se aos sucos energéticos, é possível obter um resultado ainda melhor, já que é uma maneira natural e eficiente de ter mais disposição para desfrutar das atividades físicas.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Patrícia Davidson, nutricionista