Dicas para manter os sapatos organizados e limpos sempre!

Sua sapateira está sempre uma bagunça? Você não consegue achar o calçado desejado? Siga as dicas a seguir e tenha sapatos organizados e limpinhos sempre!

None
Foto: Marco Pinto/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/10/2016 às 19:00
Atualizado às 14:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Luciana Teixeira, do blog Atitude Caprichosa, dá várias dicas de como deixar seus sapatos organizados e com cara de novos. Mas já adiantamos: o passo mais importante é colocar todos devidamente limpos na sapateira!

Sapatos organizados de acordo com suas cores

Foto: Marco Pinto/Colaborador

Como e quando limpar

O ideal é que você retire o sapato ao entrar em casa e troque logo na entrada por um chinelo que não vá à rua. Você deve ter um pano próprio para limpar os sapatos e só para essa função. Use aqueles que têm um lado atoalhado. Comece a limpeza pelo interior do sapato, depois o externo e por último a sola. Deixe o sapato respirar algumas horas antes de voltar para a sapateira.

Hidrate

Até os sapatos de pouco uso devem ser limpos regularmente e, se forem de couro, devem ser hidratados, o que evita rachaduras com o ressecamento. Por incrível que pareça, pode-se usar um hidratante corporal neutro para essa função.

Cuide da sapateira

Observe que a própria sapateira também deve ser limpa com frequência. É bom que o móvel seja esvaziado para a limpeza. Utilize antibactericida, desinfetante e espere secar. Nunca deixe esse espaço úmido.

Use ou doe

De qualquer forma, os sapatos não devem ficar guardados muito tempo sem uso, pois a sola pode esfarelar ou descolar. E isso não é falta de qualidade do sapato. Se não serve direito ou se você não gosta muito do modelo, a solução é simples: doe! Além de ganhar mais espaço, você deixa os sapatos organizados.

Agrupe para manter os sapatos organizado

A sapateira geralmente é organizada agrupando os pares pelo estilo do sapato, como rasteiras, sapatilhas, salto alto, de festa, entre outros. Dentro de cada estilo, ainda devemos agrupar por cores. Isso facilita ainda mais encontrar o que precisa e deixa a sapateira muito mais bonita.

Prateleira ideal

O ideal é que você conte com prateleiras lineares e deslizantes. Se as prateleiras forem muito profundas, recomenda-se colocar um pé com o outro correspondente logo atrás, facilitando a visualização do seu acervo. Uma boa dica para ganhar espaço é colocar um pé e o outro a seguir no sentido invertido.

Esportivos

Os tênis usados para praticar esportes também requerem cuidados especiais. Isso porque o suor constante no tênis acaba danificando-o. Então, é essencial que se alterne o uso do tênis e deixe o par descansar e respirar por pelo menos 24 horas. Para lavar bem o tênis, separe a palmilha e use sabão neutro, sem nenhum produto abrasivo. Deixe secar à sombra.

Texto: Jussara Tech | Consultoria: Luciana Teixeira, proprietária da empresa Atitude Caprichosa, especializada em organização e bem-estar, www.atitudecaprichosa.com.br

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.