Vestibular: programe-se para não perder o ritmo de estudos

Com as férias de julho, é normal aproveitar o tempo para descansar. Mas em ano de vestibular, é importante manter um ritmo de estudos. Confira as dicas

None
(Foto: iStock.com/Getty Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/07/2017 às 10:00
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a chegada de julho, muitas escolas entram de férias. Nesse período é normal que os estudantes desejem aproveitar para curtir com os amigos e descansar das rotinas de estudo. Para quem está em ano de vestibular, as cobranças costumam ser grandes, e não é raro ouvir que não se pode parar de estudar nas férias. No dia da prova, a saúde emocional é muito importante, por isso o descanso também é fundamental, mas há maneiras de descansar sem perder o ritmo de estudos. Veja algumas delas:

1) Não deixe a peteca cair

Você está de férias e ninguém vai tirar isso de você. No entanto, é preciso se lembrar da máxima: enquanto você está se divertindo, tem alguém estudando para conquistar uma vaga no vestibular. Então, vale fazer uma forcinha neste ano de vestibular. O ritmo de estudos pode ser comparado ao exercício físico: se você está acostumado a se exercitar sempre, um mês parado fará com que você encontre mais dificuldade na hora de retomar as atividades.

2) Escolha uma diversão educativa

Neste cenário, por que não unir o útil ao agradável? Atividades como ir a peças de teatro com encenações originadas de livros que caem no vestibular, frequentar museus ou assistir filmes que falam de momentos históricos importantes podem te ajudar a distrair a cabeça sem perder o contato com os conhecimentos importantes para o exame.

3) Equilibre a balança e aproveite para colocar o sono em dia

O tempo de descanso é muito importante para que seu cérebro tenha uma boa performance. Alunos que aproveitam as férias para passar noites em claro vendo séries ou jogando videogames estão correndo o sério risco de acabar o mês de julho mais cansados ainda. No período de férias, durma e acorde nos mesmos horários em que você está habituado. Separe uma ou duas horas por dia para revisar conteúdos e, eventualmente, começar a estudar algum assunto novo. Não queira colocar todos os exercícios atrasados em dia para recuperar o ritmo de estudos ou entender aquela disciplina que você tem mais dificuldade. Fazer isso neste período pode te angustiar e abalar seu emocional. Aproveite o mês de julho para equilibrar seu corpo e mente. Isso te fará iniciar o segundo semestre com força total.

LEIA TAMBÉM!

Consultoria: Igor Suga da plataforma Stoodi/Seven RP – Texto: Felipe Monteiro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER