3 dicas para relaxar ao acordar

Algumas atitudes podem contribuir para encarar o dia a dia com mais leveza. Confira dicas práticas e eficazes para relaxar a mente ao acordar

None
Ao acordar, dedique um tempo à respiração, com o indica o texto. Foto: iStock.com/Gettty imagens

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/03/2017 às 13:26
Atualizado às 13:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A ansiedade pode se manifestar em qual época da vida, independentemente do sexo ou da idade. Além disso, juntamente a ela, outros distúrbios psicológicos podem estar presentes no dia a dia, como o estresse e até mesmo a depressão. Conheça três dicas práticas para relaxar ao acordar e leve o dia numa boa!

respiração

Ao acordar, dedique um tempo à respiração, com o indica o texto. Foto: iStock.com/Gettty imagens

1. Respire!

Você já reparou no modo que respira normalmente? Pois saiba que quando a respiração é feita da maneira correta, muitos benefícios são atribuídos à saúde do corpo e da mente. Por isso, antes mesmo de abrir os olhos, inspire pelo nariz vagarosamente, contando até 10.

Depois, expire pela boca na mesma velocidade, repetindo a técnica também por 10 vezes. Além disso, não se esqueça de esvaziar a mente nesse processo e, ao terminar, permaneça mais um tempinho na cama mentalizando sentimentos bons e atitudes positivas para encarar o dia que está por vir.

2. Antes de levantar, alongue-se!

Reduzir dores e tensões, melhorar a postura, trazer bom-humor e diminuir o risco de lesões são apenas alguns dos benefícios que o alongamento pode trazer. Comece esticando os dois braços em direção ao teto – esse movimento é ótimo para ativar a circulação depois das horas de sono -, sentindo a expansão da sua caixa toráxica e permaneça assim por 10 segundos, respirando bem devagar.

Volte à posição também lentamente, abrindo os olhos e sentando-se na cama. Essa é a hora de girar o pescoço, dando uma volta inteira para a esquerda e outra para a direita (contabilize 10 segundos de cada lado). Depois, tente abraçar suas pernas, de modo a esticar bem a coluna, deitando-se para frente o máximo que conseguir.

Para finalizar, levante-se devagar e dê uma última espreguiçada com os dois braços para cima e as mãos entrelaçadas, primeiro pendendo para o lado direito, depois para o esquerdo e depois para cima. Solte-os devagar, respire fundo e inicie o dia com mais tranquilidade e disposição! É importante que, durante toda a execução dos movimentos, a mente esteja repleta de pensamentos positivos.

3. Após sair da cama, medite!

Sabia que esse é o segredo de muitas pessoas de sucesso no meio profissional? E nem é preciso prática no assunto para começar a meditar. Basta separar alguns dos primeiros momentos do dia e se dirigir a um cantinho aconchegante da sua casa ou quintal, de preferência, no chão.

mulher meditando

A meditação é uma ótima aliada, ela ajuda inclusive quando o assunto é falta de memória, por exemplo.                                    Foto: Shutterstock

Por cerca de 20 minutos, sente-se confortavelmente e limpe a mente, o máximo que conseguir. Pode parecer um desafio nas primeiras vezes, mais logo que a prática chegar, ficará bem mais fácil. Certamente o seu dia começará de uma maneira diferente, livre da ansiedade e do estresse!

Consultoria: André Lima, neurologista; Erica Aidar, terapeuta e coach; Luciana Kotaka, psicóloga; Maria Cristina De Stefano, psiquiatra; Paulo Paiva, palestrante, psicanalista e coach especialista em gestão de pessoas; Robby Ares, psicoterapeuta

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.