ESTILO DE VIDA

Dicas: confira algumas recomendações para preparar sua salada!

Que as saladas são importante e benéficas todas sabem, porém existem algumas dicas que precisam ser seguidas para conservar suas qualidades. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/09/2016 às 20:04
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ingerir uma boa quantidade de verduras diariamente é o ideal para manter uma alimentação balanceada, mas, dependendo do tamanho da sua família, consumir grande quantidade de verduras em pouco tempo pode ser inviável. Por isso, para fazer com que os vegetais durem mais na prateleira da geladeira, alguns cuidados devem ser tomados. Confira algumas dicas!

salada

Foto Shutterstock.com

HIGIENIZAÇÃO

Para higienizar as folhas, o ideal é eliminar as que estão murchas e mergulhar as restantes em um recipiente com a mistura de água e um produto específico para limpeza das verduras. Geralmente o hipoclorito de sódio – ou água sanitária – é o mais utilizado no processo. No entanto, antes de utilizar o produto, verifique na embalagem se é possível usá-lo em alimentos. Caso esteja liberado, coloque 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio (a 2,5%) para 1 litro de água.

ARMAZENAMENTO

Após a higienização, seque cada folha com um pano de prato limpo. Em seguida, pegue um recipiente fechado e forre-o com papel-toalha. Coloque uma camada de folhas e outra de papel-toalha até encher o pote, sendo ideal finalizar com uma camada do papel-toalha para evitar que as folhas murchem. Após esse processo, guarde na geladeira até o próximo consumo.

Leia também:

TEMPERANDO

Para que a sua salada não se torne calórica ou perca alguns de seus benefícios, algumas dicas precisam ser seguidas, como por exemplo, evitar temperos prontos. “Temperos como o azeite e o vinagre combinam bem com saladas de folhas para as dietas com restrição calórica enquanto um molho cremoso à base de maionese é a opção para quem não está preocupado com o peso. Minha sugestão é, para diminuir as calorias, utilize limão e ervas aromáticas e, se preferir, molhos cremosos. O ideal é usar iogurte desnatado ao invés de maionese. Molhos light prontos podem ser uma boa opção, mas devem ser usados com moderação. E uma pitada de sal é sempre recomendada”, pondera a nutricionista Juliana Castelli.

Consultoria Juliana Castelli, nutricionista