Connect with us

O que você está procurando?

Além de escolher bem o par de tênis, outros cuidados também são importantes para evitar lesões durante a corrida
- Foto: Shutterstock Images

Dicas para se preparar para uma corrida

Além de escolher bem o par de tênis, outros cuidados também são importantes para evitar lesões durante a corrida

Participar de uma corrida exige do corpo um esforço além do que ele está acostumado a fazer nas atividades rotineiras. Por isso, é importante prestar atenção aos momentos antes, durante e após cada exercício. Escolher o melhor tênis para seu tipo de pisada e modalidade esportiva é fundamental para evitar lesões, porém, os cuidados vão muito além dos pés. “Nas práticas esportivas, sejam de alto rendimento ou amadoras, existem diversas formas de prevenção. A escolha do calçado é uma delas, porém a alimentação, condicionamento físico, reforço muscular e controle emocional são de extrema importância”, afirma o fisioterapeuta Mauricio Ferreira.

Se alongue

Os músculos tendem a permanecer na posição em que passam a maior parte do tempo. Por exemplo: se você fica longos períodos sentado, as áreas das pernas e quadril são pouco estimuladas. Partindo do princípio de que dificilmente alguém fica o tempo todo em movimento, sempre é preciso alongar o corpo para que os músculos estejam preparados para a corrida que está por vir. Cinco a dez minutos de alongamento já são o suficiente. Faça repetições lentamente, levando em consideração quais músculos serão mais usados na atividade.

corrida

Foto: Shutterstock Images

Se aqueça

Em seguida, é hora de aquecer o corpo. O aquecimento serve para preparar o organismo para os movimentos que estão por vir. Uma das mudanças é levar mais sangue para as regiões musculares e das articulações, o que ajuda a evitar lesões por esforço bruto. “A temperatura corporal deve aumentar entre 38 e 38,5°C, a fim de que as enzimas que participam da atividade fisiológica estejam ativadas. O aquecimento também eleva o nível das funções motoras por meio do aumento da liberação de neurotransmissores, facilitando a contração muscular”, frisa o professor de educação física Marco Ângelo dos Anjos.

Corrida sem lesões

“O aquecimento reduz riscos de lesões, pois mobiliza e integra os sistemas nervoso, cardiorrespiratório e circulatório. Em atividades que não exijam explosão (potência), o aquecimento pode acontecer pelo alongamento das partes envolvidas. Para atividades de explosão e sobrecarga, a realização de movimentos variados em ritmos e amplitudes diversos pode cooperar com o aquecimento”, explica o fisioterapeuta Heráclito Fernando Gurgel.
Segundo a fisioterapeuta Fernanda Mexas, a preparação do sistema nervoso é outra vantagem do aquecimento. “Levantar grandes pesos sem informar ao corpo de que virá um esforço sério provoca um estresse desnecessário a quem treina”, destaca. Há, ainda, o aumento da produção de líquido sinovial, uma substância natural ao organismo, que atua como um lubrificante nas articulações e deixa os músculos mais flexíveis. É uma outra vantagem contra lesões. De maneira geral, o aquecimento tem a duração de cinco a dez minutos e é composto por exercícios aeróbicos, isto é, aqueles que aumentam a frequência cardíaca.

 

Saiba mais

Correr faz bem para o cérebro e o corpo

Quais os cuidados com o tênis para não sofrer lesões

A importância das meias ao utilizar um calçado

 

Consultoria: Fernanda Mexas, coordenadora de fisioterapia do Centro Universitário Celso Lisboa (RJ); Heráclito Fernando Gurgel, fisioterapeuta do CTIDor – Centro de Tratamento Intensivo da Dor (RJ); Marco Ângelo dos Anjos, professor de educação física do Centro Universitário Celso Lisboa (RJ); Mauricio Ferreira, fisioterapeuta da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor (SP).

Texto: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Baseada nos estudos de Jacques Lacan, a terapia lacaniana tem como principal característica a escuta daquilo que incomoda os pacientes no dia a dia.

Estilo de vida

Cada faixa etária deve ser contemplada com um tipo específico de alimentação, a fim de suprir as necessidades do organismo.

Estilo de vida

Por muito tempo, Os testes de QI foram sinônimos de precisão para se conseguir medir a inteligência da pessoa, mas hoje são alvo de contestações

Estilo de vida

Medir o nível da inteligência em números não foi uma descoberta que surgiu do dia para a noite. Veja como foi o processo até surgir o teste de QI

Estilo de vida

Saber exatamente quanto de altura alguém mede ou o peso de alguma coisa. Tirar medidas sempre foi uma curiosidade do ser humano

Estilo de vida

Os exercícios físicos são aliados da saúde, pois afastam a obesidade e ainda combatem doenças como diabetes, asma e fibromialgia.

Estilo de vida

Além do aquecimento prévio, é preciso tomar alguns cuidados também durante e após a corrida: forma de pisar, alongamento, entre outros

Estilo de vida

Os pés de quem corre com frequência pode ser afetado por problemas que comprometem o bem-estar, como frieiras e rachaduras.