A memória é uma função cognitiva extremamente importante na rotina. Afinal, já imaginou se esquecer todo dia dos seus compromissos do trabalho? Para que isso não aconteça, é fundamental treinar essa capacidade, fortalecendo as atividades cerebrais. Veja dicas do que fazer e evitar para exercitar a memória
Foto: Shutterstock.com
porRedação Alto Astral Publicado em 29/03/2018 às 10:30 Atualizado às 10:30
COMPARTILHE
“Ih, esqueci!”. Se essa frase anda fazendo parte da sua vida mais do que gostaria, saiba que isso tem solução. A memória humana é limitada e com o passar do tempo a capacidade tende a diminuir. Porém, a ciência vem comprovando que, ao exercitar a memória com determinados hábitos e práticas, os lapsos podem ser substituídos por uma memorização afiada. Comprove na lista a seguir:
1. Fazer muita coisa ao mesmo tempo: quando uma pessoa está estressada, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, acaba não processando tudo e realizando tarefas de modo mecânico. Para ter uma memória boa, o cérebro precisa descansar um pouco também. Tente dar um folga para o órgão de vez em quando. (Foto: Shutterstock.com)
1 | 4
2. Ficar no mundo da lua: em pessoas jovens, o principal motivo de problemas com a memória é a falta de atenção. Por isso, procure ficar atento ao que está fazendo para guardar. Essa falta de foco atrapalha o aprendizado e, consequentemente, prejudica a memória. Assim, procure se concentrar naquilo que considerar mais importante, fazendo uma coisa de cada vez e absorvendo todas as informações possíveis sobre determinado fato, objeto, pessoa ou ação. O indivíduo desatento não memoriza. (Foto: Shutterstock.com)
2 | 4
3. Ser desorganizada: essa dica é para quem nunca lembra onde deixou as coisas: procure manter um espaço em casa para guardar objetos de uso constante sempre no mesmo lugar (uma gaveta, um porta-chaves, etc.). Sua memória agradece. (Foto: Shutterstock.com)
3 | 4
4. Ficar no piloto automático: cada novo aprendizado exige modificações e expansões de áreas específicas do cérebro. Mais um incentivo para você sair da rotina e realizar aqueles cursos ou atividades diversas que sempre fica adiando. Adquirir novos conhecimentos pode estimular os circuitos neurais do cérebro a crescerem e se desenvolverem. (Foto: iStock.com/ Getty Images)
4 | 4
Sinais de alerta
Procure um especialista se:
1. Tiver dificuldade para resolver problemas que antes eram simples;