Dicas para dormir bem (e ter mais saúde!)

Ter uma noite de sono regular e sem interrupções garante bem-estar para o corpo e para a mente, além de ser um hábito para uma vida longa e mais saudável!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 13:31
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Uma boa noite de sono é um dos segredos para a longevidade, mas muitas pessoas têm dificuldade para consegui-la. Algumas pequenas mudanças podem fazer esse momento prazeroso e relaxante”, explica Alice Amaral, nutróloga e especialista em medicina do esporte.

Por isso, conseguir dormir bem é fundamental para começar o dia relaxado e bem-disposto, além de prevenir distúrbios no organismo – já que algumas funções são reguladas durante essas horas. Para quem tem problemas como a insônia, existem hábitos que podem ajudar a ter uma noite de sono melhor. Confira alguns:

Alimentação aliada

Procure fazer a última refeição algumas horas antes de ir se deitar, ou seja, não deixe para comer muito perto do horário de dormir. Assim, a digestão estará completa no momento em que se deitar.

Outra dica é consumir alimentos leves e fáceis de serem digeridos, já que enquanto dormimos o metabolismo desacelera, podendo aumentar o fluxo sanguíneo no estômago e gerar refluxo. Evite também alimentos como café, bebidas alcoólicas, chocolate e açaí.

Hora certa

Definir um horário regular para ir para a cama é uma ótima forma de conseguir descansar com mais facilidade. “Lembre-se que cada hora dormida antes de meia-noite, equivale a duas horas após a meia-noite, ou seja, o ser humano foi criado para dormir enquanto está escuro. Fisiologicamente, o sono antes da meia-noite é mais saudável”, conta a profissional.

dormir bem para ter mais saúde

Foto: Shutterstock Images

Eletrônicos proibidos

Desligar o celular e deixá-lo longe, de preferência em outro cômodo da casa, também é uma medida eficaz para dormir bem. Isso é indicado porque o uso desse tipo de aparelho pode ‘afastar’ o sono.

Corpo quentinho

Tomar um banho morno antes de deitar é uma medida que pode gerar uma boa noite de sono. “A água morna relaxa a musculatura e ajuda a pegar mais fácil no sono. Aplicar óleos com essências calmantes no corpo, após esse banho também ajuda”, explica Alice.

Saiba mais:

Como curar a insônia

Alimentos contra a insônia

Camomila: conheça os benefícios dessa erva poderosa

Consultoria Alice Amaral, nutróloga e especialista em medicina do esporte pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.