Dicas para conseguir um emprego

Está desempregada? Aprenda a melhor forma de conseguir um novo trabalho

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/10/2014 às 11:31
Atualizado às 10:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ficar sem emprego não significa ficar parada. Para conquistar uma boa recolocação no mercado de trabalho, é preciso estar qualificada. Então, enquanto você folheia os classificados e cadastra seus dados nas empresas, que tal investir em você mesma e melhorar seu currículo?

Dicas para conseguir um emprego

Foto: Shutterstock Images

Como melhorar meu currículo

Três a seis meses: esse é o tempo médio para a recolocação no mercado de trabalho. Um bom tempo também para fazer cursos e investir na carreira profissional. Quem é bem qualificada, dificilmente fica mais do que três meses desempregada.

“Com a enorme falta de mão de obra, ficar muito tempo parada é uma marca negativa no currículo, pois a maioria dos recrutadores desconfia de que possa haver algo errado”, alerta Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas.

O ideal para os casos de alguém que está tentando há tempos uma vaga compatível com sua qualificação, ou passando por processos seletivos e ainda não conseguiu nada concreto, é aproveitar o tempo ocioso para estudar, fazer trabalhos extras, pequenos projetos ou trabalhos voluntários. Só não vale ficar parada. “Isso mostra que a profissional não está acomodada, é ativa, antenada e está se aperfeiçoando enquanto espera conseguir a posição ideal. Ter uma postura assim dá muito mais argumentos positivos para qualquer entrevista”, afirma Ferraz.

Procure nos lugares certos

Muitas vezes, as pessoas procuram empregos que não correspondem à sua experiência e nível de qualificação, nem ao que gostam ou realmente têm aptidão para fazer, o que se torna um empecilho na conquista de uma vaga efetiva.

Outros erros comuns e graves nessa fase são:

– Ficar sentada esperando que a vaga caia no colo;

– Não fazer um balanço da vida financeira e gastar o dinheiro que recebeu da última empresa por conta;

– Distribuir currículos indiscriminadamente.

Dicas

– Comece informando as pessoas mais próximas que atuam em áreas de seu interesse, mandando um e-mail e/ou dando um telefonema, contando sobre a sua busca;. Seus amigos serão sua melhor chance de se recolocar rapidamente;

– O momento também exige uma revisão das referências e atualização do currículo, que deve estar impecável. E lembre-se: um bom currículo é resumido e impactante;

– Selecione alguns sites especializados em seu segmento e nas áreas que mais lhe interessam, pois enviar currículos sem controle acaba depreciando o passe do candidato e demonstra desespero;

– Ouvir “nãos” é comum, não significa que você não tem potencial. Por isso, não desanime, continue se aperfeiçoando e procurando vagas disponíveis. Com certeza uma delas será sua!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.