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7 dicas para quem quer começar a correr

Correr é um ótimo exercício para perda de peso, mas que precisa de orientações de um profissional. Veja 7 dicas de uma personal trainer

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Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/01/2017 às 11:56
Atualizado às 20:54

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Ano novo, metas novas! Com a chegada do verão e de um ano novinho pela frente, muita gente faz a promessa de começar a fazer exercícios físicos e dieta. A corrida é uma das atividades mais procuradas, já que a projeção de perda de peso é maior. Mas engana-se quem pensa que é só colocar um tênis  sair correndo por aí! É preciso tomar alguns cuidados para não se machucar. Confira 7 dicas da personal trainer Iva Bittencourt para começar a correr!

7 dicas para quem quer começar a correr

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1. Quem é sedentário deve começar a caminhar antes de correr?

Não necessariamente, pode-se começar com uma caminhada, pilates, treino funcional ou outra aula que a pessoa goste e seja adaptada a capacidade dela nesta fase inicial.

2. Como encontrar o tênis ideal?

Recomendo que a pessoa faça o teste da pisada para saber qual o calçado adequado ao seu pé. Cada tipo de pé possui um tipo de pisada que pode ser pronado, supinado ou plano, e cada um pede um tênis específico, que possui o reforço no local de maior impacto auxiliando na distribuição da força durante a caminhada ou corrida.

3. Treinos intervalados ajudam a aumentar o tempo na corrida?

Sim, ajudam e muito.  Quem está começando a correr seja na rua, ou na esteira, deve começar leve.

4. É melhor começar a correr na esteira ou no asfalto ? Faz diferença?

Na esteira é melhor para controlar a intensidade e a  velocidade durante o treino para quem está começando. A esteira possui menos impacto do que o asfalto e maior segurança do que a grama. No asfalto, o impacto é maior e a grama pede mais cuidados devido a irregularidade do terreno.

mulher correndo na grama

Foto: Shutterstock

5. Vale fortalecer os músculos com outra atividade  como musculação e treinamento funcional, para ajudar na corrida?

Sim, é  recomendado para melhorar o desempenho na corrida, prevenir lesões musculares e melhorar o fortalecimento muscular. Neste caso, a musculação é excelente  pois possui maior controle das cargas e amplitude do movimento e o funcional permite o fortalecimento de toda musculatura que envolve abdômen e peitoral.

6. Correr em grupo dá mais motivação para continuar?

Para quem não é adepto da corrida solo e gosta de aproveitar a corrida para se socializar e fazer novas amizades, sim!  É importante lembrar que cada um tem um ritmo: não ultrapasse o seu para acompanhar um amigo, nem reduza para correr junto, pois fatores como estes podem reduzir seu desempenho.

7. Qual a melhor postura durante a corrida?

Mantenha o corpo ligeiramente inclinado para a frente para favorecer o movimento, com o abdômen contraído, os  braços levemente flexionados na lateral do corpo e mãos e ombros relaxados. Os joelhos devem estar flexionados para absorver o impacto e preparados para a próxima pisada.

Fonte: Iva Bittencourt, personal trainer

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