Connect with us

O que você está procurando?

Não deixe para amanhã para ir atrás das suas metas. Com uma rotina cada vez mais corrida, adiar seus planos pode não ser uma boa ideia
- FOTO: Shutterstock Images

Dicas para alcançar suas metas

Não deixe para amanhã para ir atrás das suas metas. Com uma rotina cada vez mais corrida, adiar seus planos pode não ser uma boa ideia

Quando vai chegando o fim de ano, você começa a planejar suas metas para os próximos 12 meses. Muitas vezes pensa: “tudo bem, depois eu faço”, mas, quando vê, já é dezembro e nada foi colocado em prática. Adiar a execução de algo que deseja pode resultar em sentimentos negativos, como a ansiedade. Segundo o terapeuta Marcelo Katayama, esse estado emocional é gerado por uma situação de apreensão e alerta por algo que pode acontecer em curto prazo.

Para evitar essa apreensão toda, que tal conferir como é possível planejar tudo dentro de um prazo possível?

Veja como conquistar suas metas

1. Motive-se!
Segundo o neurologista Armênio Alcântara, sintomas como falta de interesse, apatia, negligência com responsabilidades, irritabilidade e alterações do sono são comumente relacionados aos neurotransmissores motivacionais, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

O excesso destes sintomas e hormônios pode prejudicar a qualidade de vida pessoal e social. Para manter-se motivado, o neurologista indica a prática de atividade física, que libera endorfina, e manter uma rotina, além de sono e dieta equilibrados. Essas atividades auxiliam e muito para a saúde do seu cérebro.

 

conquista - metas.jpg

FOTO: Shutterstock Images

2. Defina uma meta
“Quando abordamos a busca de metas, geralmente associamos com a procura por um propósito na vida. E isto depende de qual contexto aquela pessoa vive e a sua situação de vida”, explica o psicólogo clínico Eduardo Souza.

Para facilitar a escolha de suas metas, o especialista cita algumas questões que podem ser respondidas: “Quem sou eu? O que eu faço? Para quem eu faço? O que essas pessoas querem ou precisam? Qual mudança é provocada por minhas ações ou pelo outro?”.

3. Deixe a procrastinação de lado!
De acordo com Camélia Santina Murgo, doutora em psicologia, o ato de procrastinar significa adiar tarefas e pode estar relacionado com fontes de estresse pessoal e desconforto emocional. Apesar de ser um comportamento comum, em excesso pode resultar em prejuízos, como perder prazos e oportunidades. Portanto, levante dessa cadeira e corra atrás de seus objetivos!

4. Seja persistente!
De extrema importância para a realização de um objetivo, Marcelo Katayama explica que “quanto mais audacioso for o objetivo, maior será a energia empenhada para concretizá-lo e maior será a recompensa”. A persistência é a manutenção dessa energia alta, mesmo diante de obstáculos ou de resultados negativos.

Segundo o terapeuta, assim como qualquer outra característica, o empenho pode ser desenvolvido, desde que tenha claro qual é o propósito. Portanto, não desanime se as coisas não saírem como planejado. Com uma certa dose de teimosia, você pode conquistar seu objetivo.

5. Pense positivo!
Procurar o lado positivo das situações adversas pode ser um desafio, mas faz a diferença. “O pensamento influencia em suas emoções, sentimentos e comportamento. Quando exercemos pensamentos positivos e que elevam nossa autoestima, geralmente temos uma visão positiva de nós mesmos”, explica Eduardo Souza. Portanto, acredite que as coisas darão certo e procure a solução para as adversidades.

 

Leia também!

Saiba como encontrar motivação para vencer desafios

10 passos para estimular a motivação no trabalho

Como lutar pelos seus sonhos e ser feliz

 

Consultorias: Armênio Alcântara, neurologista e professor na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP); Camélia Santina Murgo, doutora em psicologia e professora na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP); Eduardo Souza, psicólogo clínico e acompanhante terapêutico; Marcelo Katayama, médico cirurgião, terapeuta e instrutor de treinamentos no Núcleo Ser, em São Paulo (SP).

Texto e entrevistas: Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

 

Advertisement

Estilo de vida

Por mais longo que pareça o percurso até sua meta, vale a pena se esforçar para completar seus objetivos. Veja como com 7 dicas

Estilo de vida

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Chamar a babá, deixar com a vovó ou um berçário?

Estilo de vida

Ficar atolada em dívidas é um problema que, se não for tratado e resolvido, pode virar uma bola de neve. Confira dicas para resolver esse problema já

Estilo de vida

Um dia você se surpreende ao ver que seu bebê já engatinha. Poucos meses depois, mais uma surpresa: ele levantou e já está andando sozinho. Como lidar?

Estilo de vida

Carter, um menino com vitiligo, passou a ter maior autoestima quando descobriu um amigo que tinha a mesma doença pele: era o cão Rowdy!

Estilo de vida

Conheça os melhores exercícios aquáticos para queimar calorias, ganhar condicionamento físico e ficar com a barriga, os braços e as pernas durinhos!

Estilo de vida

A empatia não é apenas boa para quem recebe: desenvolvê-la também pode trazer diversas vantagens para sua vida e para a de todos ao seu redor!

Estilo de vida

Em entrevista no Youtube, a atriz Giovana Ewbank revelou que fez até uma promessa para que o processo de adoção desse certo: virar vegetariana!