Veja dicas para não faltar dinheiro no fim do mês

Fazer o salário render nem sempre é uma missão fácil com tantas contas para pagar. Confira alguns passos para o seu dinheiro não se esgotar no fim do mês.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/04/2018 às 12:44
Atualizado às 13:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já passou por aquela situação em que deseja comprar muito algo, mas quando abre a carteira só encontra teias de aranha no lugar de dinheiro? Com uma situação econômica nacional não tão favorável, esse é um cenário bastante comum entre o grande público. Confira sugestões para você fazer seu salário render mais.

Invista seu dinheiro

Uma forma muito importante para quem deseja aumentar a renda e pensar um pouco no futuro é criar o hábito de investir mensalmente certa quantia. Existem disponíveis no mercado, hoje, títulos do Tesouro Direto, que podem ser adquiridos a partir de cerca de R$ 30. “Estes são considerados os investimentos mais seguros do país, além de terem uma rentabilidade muito maior que a da poupança, por exemplo. E a liquidez também é diária”, explica o especialista em gestão financeira Victor Barboza.

sacos verdes dinheiro

Foto: iStock.com/Getty Images

Verifique despesas com serviços pelos quais você paga e não usa

Você não tem tempo de parar em casa, mas mensalmente precisa pagar a fatura da tevê a cabo ou faz tempo que não faz uma visita à academia? Talvez seja a hora de abrir mão desses serviços ou optar por algum plano mais em conta que se encaixe melhor à sua realidade.

Saiba exatamente quanto você ganha

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2014, mostrou que 42% dos trabalhadores brasileiros não sabem dizer com precisão qual é a sua renda mensal. Esse é um passo essencial para o controle dos gastos.

Para começar a organizar as finanças, é essencial saber qual é o salário líquido, aquele que você recebe após os descontos de Imposto de Renda, previdência, plano de saúde, entre outros.

Aproveite as promoções certas

Indo ao encontro da última dica, aproveitar algumas liquidações certas pode dar um alívio para o bolso. Mas atenção: nem todas as promoções são vantajosas. Por exemplo, 50% de desconto em um produto pode ser mais rentável que a promoção de um tênis do mesmo modelo do que você já tem.

Além disso, é preciso ficar atento se o desconto oferecido pela loja é uma redução real ou se é uma estratégia conhecida como “pela metade do dobro do preço”.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Victor Barboza, especialista em gestão financeira para micro e pequenos negócios e fundador da empresta Gestão Financeira Criativa

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.