Confira algumas dicas para acelerar o metabolismo

Uma das dicas para acelerar o metabolismo é adotar um estilo de vida mais saudável e uma alimentação equilibrada e colorida

None
Aprenda dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer de forma saudável. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/11/2017 às 17:00
Atualizado às 08:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cada vez mais as pessoas procuram dicas para acelerar o metabolismo e se esforçam para tomar decisões que influenciam no bom funcionamento do corpo e mente, sendo que um dos primeiros passos para atingir esse objetivo é manter o metabolismo equilibrado com a adoção de um estilo de vida saudável. “Eu sempre digo aos meus pacientes que o peso adequado e a sensação de bem-estar são consequências de hábitos de vida equilibrados, mas é preciso ter alguns cuidados. O metabolismo de cada pessoa funciona de uma determinada maneira, por isso é importante sempre consultar um médico ou nutricionista para determinar qual a melhor conduta para cada um”, explica a nutricionista e sócia-diretora da clínica NutriOffice Bianca Naves.

E se enganam aqueles que pensam que o ganho de peso é uma certeza com o passar dos anos. Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, avaliaram 65 mulheres de diferentes idades e concluíram que aquelas que praticavam exercícios físicos conseguiam manter o metabolismo na velocidade adequada ao seu peso. “O metabolismo nada mais é do que a forma como nosso organismo processa as calorias que ingerimos. E esse processo pode mudar ao longo dos anos, principalmente nas mulheres, cujo organismo costuma acumular, de maneira geral, mais gordura. Para não deixar o metabolismo ficar lento com a idade, deve-se estar sempre atento à alimentação e manter a prática de exercícios como rotina”, garante a nutricionista e personal trainer Manuella Rangel.

A alimentação saudável é aliada de um organismo que funciona corretamente. FOTO: Shutterstock

A alimentação saudável é aliada de um organismo que funciona corretamente. FOTO: Shutterstock

Descubra a seguir algumas dicas para acelerar o metabolismo e garantir um estilo de vida mais equilibrado:

Uma xícara de chá verde, por favor!

A presença natural de cafeína e teanina no chá verde ajuda a regular o metabolismo. “O chá verde pode ser um grande aliado para potencializar a queima de gordura. Ele pode ser consumido antes do treino ou até depois, para manter o metabolismo acelerado e é uma opção interessante para hidratar-se”, explica Manuella. Quem busca praticidade para incluir a bebida no dia a dia pode buscar as versões saborizadas de chá em sachê disponíveis no mercado.

Mexa-se

E isso não quer dizer apenas musculação. “Deixar o carro de lado e fazer as coisas a pé também faz diferença. Além de estimular seu corpo para estar sempre em movimento, o metabolismo continua acelerado e queimando gordura. Aumentar a massa magra também ajuda nesse processo, porque o músculo é o tecido que mais precisa gastar energia para se manter ativo”, complementa Manuella.

Relaxe…

Pesquisadores americanos da Universidade do Estado de Ohiocomprovaram que o metabolismo tende a diminuir quando estamos estressados. “Uma das minhas principais recomendações para meus pacientes é priorizar uma boa noite de sono todos os dias. Quando dormimos bem, a produção de cortisona diminui, reduzindo o estresse e aumentando a taxa metabólica”, explica Bianca.

Coma bem

Uma das dicas para acelerar o metabolismo é manter uma alimentação equilibrada, pois trata-se da base para quem procura um estilo de vida mais saudável. Comer a cada três horas é uma forma simples de manter o metabolismo ativo porque, ao comer de forma fracionada forçamos o organismo a trabalhar mais vezes. E nada de fazer jejum antes do treino! “Quando praticamos exercícios físicos sem comer, nosso corpo passa a estocar gordura e reduzir a taxa metabólica para reter energia”, alerta Bianca.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Bianca Naves, nutricionista e sócia-diretora da clínica NutriOffice; Manuella Rangel, nutricionista e personal trainer

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.