10 dicas para melhorar a saúde bucal: saiba como a alimentação influencia os dentes

Você sabia que alguns alimentos prejudicam a saúde dos dentes? Saiba quais devem ser evitados e quais podem ser consumidos sem medo!

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Manter a saúde bucal é importante para evitar doenças e também manter a autoestima elevada! FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2017 às 09:00
Atualizado às 13:58

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Mais do que investir na beleza do sorriso, manter a saúde bucal é importante para o resto do organismo. Isso acontece porque algumas infecções e problemas dentais podem se espalhar para o restante do organismo ao entrar em contato com a corrente sanguínea. A dentista Patrícia Gonçales Zanqueta dá dicas para melhorar a saúde bucal e desvenda os mitos e verdades de quais alimentos devem estar presentes para afastar os problemas de saúde que são causados quando a higiene é deixada de lado!

No geral

Alimentos que possuem vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor também são importantes aliados para uma boca saudável. “Sucos, refrigerantes, águas aromatizadas, mate, dentre outras bebidas com açúcar devem ser evitadas, já que ele aumenta a acidez bucal e torna o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias. Balas e doces, geralmente, aderem aos dentes, dificultando a limpeza.” Segundo a dentista, os dentes mais propensos a cáries são os molares, por terem anatomia mais rebuscada, retendo, assim, mais a placa bacteriana. “Já os dentes fracos, podem ter uma característica genética mais fraca, onde a estrutura do esmalte é mais frágil”, comenta.

1. Queijos prejudicam os dentes. Mito!

Além de serem ricos em cálcio e fósforo, substâncias importantes para o fortalecimento dos dentes, contam também com a caseína, proteína com ação reparadora no esmalte dentário. Destaque para os de consistência mais dura, como o parmesão, que são ótimos aliados no clareamento dos dentes. “Isso ocorre porque o queijo aumenta a salivação, neutralizando o pH da boca, diminuindo a acidez e a deterioração dos dentes, além de auxiliar na limpeza ao eliminar os restos de alimentos que ficam presos neles”, explica Patrícia.

2. Carboidratos simples fazem mal. Verdade!

FOTO: Shutterstock.com

Arroz branco, macarrão, pão e batata. Frequentes na mesa da grande maioria das pessoas, estes alimentos aumentam a acidez bucal, criando um ambiente propício para bactérias. Optar pela versão integral é uma boa alternativa, além, claro, de escovar os dentes logo após a ingestão.

3. Chocolate é um grande vilão. Mito!

Apesar de ser rico em açúcar, existem substâncias no cacau que diminuem as inflamações e ajudam a proteger os dentes da ação das erosões. Vale a pena investir nas opções meio amargo e 80% pois elas contêm mais cacau e menos açúcar, ou seja, são menos calóricas e prejudiciais.

4. Morango, maçã e pera são indicados para a saúde bucal. Verdade!

O morango, além de saboroso, é um grande aliado para quem quer ostentar um sorriso branco, pois é rico em vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, e em ácido málico, que tem efeito adstringente e previne as manchas amareladas.
Já a maçã, um alimento fibroso, auxilia na limpeza a cada mordida, além de estimular o fluxo de saliva, que além de limpar neutraliza o pH da boca, prevenindo cáries e doenças na gengiva. “As peras, com suas fibras, também contribuem para a saúde bucal”, revela a dentista.

5. Gomas de mascar, mesmo sem açúcar, fazem mal. Mito!

Gomas de mascar sem açúcar são recomendadas. Os dentistas indicam que elas sejam mascadas entre 15 e 20 minutos após as refeições. Estas gomas são adoçadas com xilitol, um tipo de açúcar que as bactérias existentes na boca não conseguem metabolizar. “O ato de mascá-las por apenas 20 minutos aumenta o pH da saliva em mais de cinco vezes.”

6. Leite e iogurte, ótimas pedidas! Verdade!

FOTO: iStock.com/Getty Images

Produtos lácteos, como o leite e o iogurte, são ricos em cálcio e fosfato, substâncias que intensificam a remineralização dos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes. Estes alimentos também elevam o pH da boca.

7. Espinafre, pepino, brócolis e cenoura: grandes aliados. Verdade!

Rico em fibras, o espinafre proporciona a limpeza natural dos dentes, aumentando também o fluxo de saliva. O ácido oxálico, também presente, auxilia na absorção do cálcio, mineral importante para os dentes. O pepino, por sua vez, atua na produção da saliva, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias. “Já o brócolis contém ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes e, a cenoura, estimula a salivação, o que mantem a boca hidratada e ajuda a remover a placa bacteriana”, explica Patrícia, ao comentar que as hortaliças em geral contribuem para a saúde dos dentes.

8. Café, chá e vinho tinto. Aprecie à vontade. Mito!

Estas três bebidas contêm pigmentos que mancham os dentes. No caso do chá e do café, se forem adoçados com açúcar, também estimulam a proliferação de bactérias. Por isso, o ideal é sempre escovar os dentes após consumir estas bebidas.

9. Água, beba sem moderação. Verdade!

Completa, faz bem para a pele, corpo e para a boca. A água auxilia na produção de saliva, elimina restos de alimentos, mantém o corpo e a boca hidratados, além de saciar a sede, claro.

10. Nozes e castanhas prejudicam a dentição. Mito!

FOTO: iStock.com/Getty Images

Os óleos que elas possuem ajudam a criar uma película sobre os dentes, que diminui a capacidade de as bactérias grudarem neles para formar a placa bacteriana e causar cáries.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Patrícia Gonçales Zanqueta, dentista

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