ESTILO DE VIDA

10 dicas para manter a dieta no sábado e no domingo

10 dicas milagrosas para você manter a dieta no sábado e no domingo sem abrir mão das delícias do final de semana. Veja como evitar deslizes

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 18:11
Atualizado às 14:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Chega a sexta-feira e junto com ela os convites para festas e comilanças. Você está de dieta e não sabe como manter a disciplina para evitar as tentações? Preparamos uma lista com 10 dicas para ensinar você a não abusar das calorias sem ter que abrir mão da sua programação e continuar firma na dieta no sábado e no domingo. Afinal, sábado e o domingo são feitos para relaxar e se divertir com as pessoas queridas. A comida não deve ser o foco!

mulher comendo frutas na praia

Foto: Shutterstock.com

1. Coma bem no café da manhã

Antes de sair atacando guloseimas, comece o dia com um belo café da manhã. Prefira pães e cereais integrais, frutas, sucos naturais, leite desnatado e queijos brancos.

SAIBA MAIS

Aproveite os dias de descanso sem sair da dieta!

Monte seu prato com a quantidade ideal de nutrientes

Como fazer dieta sem abandonar a vida social?

2. Não pule refeições

Não pule refeições para não abusar mais tarde. Isso estimula o organismo a armazenar gordura, gerando flacidez.

3. Alimente-se antes de sair de casa

Para não exagerar na festa, tome uma saborosa sopinha ou coma uma salada leve antes de sair de casa. Isso vai ajudar você a não escapar da dieta no sábado e no domingo.

4. Opte pelas carnes magras

No restaurante, prefira frango ou peixe grelhado e legumes. Outra dica é começar sempre pela salada. Ela mata a fome e evita que você exagere nos pratos quentes.

5. Churrasco e dieta no sábado e no domingo combinam, sim!

No churrasco, comece comendo uma salada e um pouco de arroz com vinagrete antes de atacar as carnes. E nada de picanha e linguiça gordurosa! Prefira fraldinha, contrafilé e alcatra sem gordura. Peixe e frango na grelha também são opções magras. Deixe a maionese de lado!

6. Escolha bebidas menos calóricas

Comece o happy hour investindo em bebidas pouco calóricas, de preferência sucos naturais de melão, melancia ou limonada com adoçante.

7. Não exagere no álcool

Evite o excesso de bebidas alcoólicas. Cada grama de álcool possui 7 calorias. Já o açúcar da caipirinha, por exemplo, contribui com outras 4 calorias por grama.

8. Faça escolhas inteligentes

Toda pizza é calórica. O ideal é comer apenas 1 fatia média. Prefira as de atum, frango e rúcula com tomate seco. Fuja das com queijo cremoso e das doces.

9. Exercite-se!

Em viagens e passeios, procure conhecer os lugares a pé! Assim, você também se exercita.

10. Volte para a rotina

Se comer demais, retome a alimentação saudável no dia seguinte, de forma fracionada e em pequenas porções, sem gorduras e frituras. Manter a dieta no sábado e no domingo também é importante. Mas lembre-se de que o que engorda não é uma “escapadinha” no fim de semana, mas sim fazer disso uma rotina, com deslizes diários.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru (SP); Bianca Araújo de Oliveira, nutricionista especialista em nutrição clínica, gastronomia e coordenadora da NutriSaúde, de Curitiba (PR); Cristiane Novatto, nutricionista da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro (RJ); Laura Sampaio, nutricionista do Equilibra Centro de Nutrição, do Rio de Janeiro (RJ)