Confira algumas dicas de higiene que fazem toda diferença na cozinha!

Os alimentos podem ser contaminados com a ausência de uma boa higiene. E consequentemente a saúde pode ficar exposta. Veja algumas dicas!

- A higiene na cozinha influência na qualidade dos alimentos Foto shutterstock.com

Existem cuidados fundamentais para manter afastados os bichos ou micróbios da cozinha. Não adianta se preocupar somente com os alimentos, a limpeza dos utensílios, por exemplo, também fazem a diferença e na hora do preparo podem causar algum tipo de contaminação se não estiverem higienizados corretamente. Afinal, a própria casa também é um lugar o qual contaminações alimentares também podem acontecer. Confira abaixo algumas dicas de higiene na cozinha!

 

 

mulher limpando a cozinha

É importante limpar adequadamente a pia para evitar micróbios Foto shutterstock.com

  • Limpe os resíduos alimentares dos azulejos (evita que os micro-organismos se acumulem).
  • Os vidros e azulejos que estão perto de onde se preparam os alimentos devem estar sempre limpos.
  • A cozinha deve ser lavada com água e detergente (evita poeiras capazes de contaminar).
  • Conserte as rachaduras na parede ou azulejos, uma vez que estas podem tornar-se foco de contaminação.
  • Os ralos, portas e janela… é por eles que os insetos se infiltram.
  • Não use insecticida.
  • Os utensílios de cozinha devem ser lavados depois do seu uso. Assim, evita que se acumulem restos.
  • Limpe a geladeira uma vez por semana e o congelador quinzenalmente. Use um pano úmido e faça uma limpeza com água e vinagre.
  • Não use o mesmo pano para limpar bancadas e chão.

alface sendo lavado

Além da cozinha, é importante se preocupar com a higienização dos alimentos Foto shutterstock.com

Conservação dos alimentos

Ao fazer uma conservação e higiene adequada dos alimentos você consegue mantê-los em melhores condições durante mais tempo, conserva os seus valores nutricionais e evita que sejam contaminados por micro-organismo:

Os não-perecíveis: enlatados, açúcar, embalagens de vidro, grãos ou feijões, cereais, farinha, duram mais tempo, portanto, não necessitam de cuidados especiais de conservação. Há apenas que observar o seu prazo de validade, utilizando sempre, em primeiro lugar, aquele que está há mais tempo armazenado.

Os perecíveis: frutas, verduras, carnes, ovos, leite e seus derivados necessitam de ser refrigerados no frigorífico ou congelador. Há espaços adequados para cada um deles, pois a temperatura adequada varia.

Os preparados: devem ser colocados na geladeira, depois de esfriarem. Deixe as prateleiras superiores para os cozidos e as inferiores para os cru. Dessa forma, evita a contaminação cruzada (vazamento de algum alimento cru para o cozido).

alimentos guardados na geladeira

A forma como os alimentos são conservados também colaboram para a qualidade deles Foto shuttestock.com

Outras dicas

  • Reserve um único lugar para cada um dos panos que usa para limpar a cozinha.
  • Depois de preparar as refeições lave todos os utensílios de cozinha que utilizou, de forma a evitar que estes guardem resíduos de comida.
  • Mantenha o caixote do lixo sempre bem tapado, de forma a evitar que os cheiros desagradáveis se espalhem pela cozinha. Procure lavar também a lixeira diariamente para evitar que ela se torna foco de contaminação e acumulo de micróbios.
  • Sempre que utilizar o fogão para cozinhar, lave-o de imediato à preparação dos seus cozinhados. Dessa forma, será possível evitar que a gordura se acumule nesses locais, tendo assim muito mais facilidade em limpá-lo.

 

Leia também

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência