Confira seis dicas para recomeçar após o fim de ciclos

Os ciclos estão presentes na natureza humana, assim como seus encerramento. Confira como se preparar para um novo ciclo com seis dicas.

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/01/2017 às 14:10
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os ciclos estão presentes na natureza humana, assim como o encerramento deles. A alegria de bons momentos passados na companhia de alguém, ou em um emprego, escreve histórias que podem ser lembradas para sempre nas páginas do livro da vida. O problema é se tais situações ficam apenas no passado e, ainda assim, a pessoa não consegue virar a página para começar a produzir um novo rascunho, com outro enredo.

Foto: Shutterstock Images

Não existe um processo considerado ideal para dar fim a alguma coisa, pois cada situação é diferente da outra. Porém, é possível seguir alguns passos para dar a volta por cima. Aliás, este é o melhor momento dos ciclos, no qual novos sentimentos garantem o revigoramento da vida.

Depois de terminar ciclos…

  • Siga em frente

Como escreve a psicóloga colombiana Gloria Hurtado em seu texto Encerrando Ciclos, “antes de começar um capítulo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará”.

  • Viva o presente

“Lembre-se: passado não muda e o medo é excesso de futuro. Então, procure viver o aqui e o agora”, recomenda o psicoterapeuta Fernando Vieira Filho.

  • Ame a si mesmo

Desenvolver sua autoestima é essencial para não sofrer tanto nas escolhas e estar confiante para o novo que vier, enfrentando inclusive a solidão

  • Não faça comparações

Relacionar duas situações, pessoas ou algo do tipo cria uma expectativa desnecessária, que acaba dificultando sua adaptação ao novo.

  • Não considere um passo para trás

“É preciso ter certeza de que a decisão não é um fracasso e sim uma possibilidade de ser mais feliz”, aconselha a psicóloga Graziela Varini.

  • Tenha paz de espírito

Ter um caminho mental fortalecedor garante uma base mais convicta para as decisões futuras. E ele é obtido por meio da crença em algo. “A fé nos dá serenidade, sensatez e coragem para encerrar ciclos e recomeçar”, completa Fernando.

Leia também: