ESTILO DE VIDA

7 dicas para ficar mais criativo

Com a ajuda de especialistas, selecionamos 7 dicas bem úteis para quem quer pensar fora da caixa e ficar mais criativo. Pratique agora mesmo!

None
FOTO: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 19:18
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A criatividadeé uma qualidade cada vez mais exigida nos ambientes de trabalho – especialmente para quem trabalha com criação. E também é extremamente válida para resolvermos nossos problemas do dia a dia. A questão é que ficamos tanto no “piloto automático” que ficar mais criativo chega a ser um desafio.

Por isso, tentando dar uma ajuda nessa hora, separamos com a ajuda de especialistas 7 dicas para dar uma turbinada na sua criatividade. Confira!

7 dicas para ficar mais criativo

FOTO: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

7 dicas para ficar mais criativo

1 • Ler, viajar, ter contato com a natureza, começar um curso de dança, ouvir um músico diferente e aprender a tocar um novo instrumento são formas simples de adquirir conhecimento para preencher seu repertório. “Quanto mais diversificado for o repertório de conceitos, maior a probabilidade de gerar combinações criativas”, afirma Murilo Gun, empreendedor autodidata, palestrante sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal.

2 • Para solucionar um problema, é preciso passar por duas etapas: análise do problema e busca da solução. Mas, no método criativo, existe uma etapa intermediária: a incubação. Quando existe um problema dentro de uma empresa, a sugestão é fazer uma reunião rápida para apresentar o problema e, no dia seguinte, buscar a solução.

3 • Primeiro, o óbvio! “Durante a infância, fomos acostumados a nos contentar com a primeira resposta, certos de que ela soluciona a pergunta. Se encontrou o que atende aos requisitos, então pare de procurar outras respostas e passe para o próximo problema. Mas, normalmente, a resposta certa é a óbvia e a solução criativa aparece depois disso”, explica o empreendedor.

4 • Divergência e convergência. Segundo Murilo Gun, “divergir é gerar ideia, enquanto convergir são escolhas. A convergência envolve fazer julgamentos, que são grandes bloqueadores da criatividade”. Por isso, na primeira parte de uma reunião, o conselho é que os integrantes exponham ideias sem avaliação; o importante é a quantidade.

5 • Falar besteira pode ser uma ótima estratégia para a solução criativa de problemas. Por deixar as pessoas mais à vontade, as ideias fluem melhor. Em empresas, a sugestão é propor que comecem uma reunião discutindo a pior ideia possível para resolver o problema.

6 • Conheça a dificuldade! Para chegar à resposta certa, é preciso saber a pergunta. Por isso, antes de propor uma solução, conheça bem o seu problema.

7 • A meditação e o relaxamento são outras técnicas que promovem um “desprendimento” e podem contribuir para o surgimento de insights.

Leia também:

Entenda o brainstorming: técnica que estimula criatividade

Dicas práticas para estimular a sua criatividade

Texto: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Murilo Gun, empreendedor autodidata, realiza palestras empresariais sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal e, atualmente, é um dos principais nomes da comédia stand up do país.