Perdendo o medo: 15 dicas para falar bem em público!

Com a ajuda de especialistas no assunto, elaboramos 15 dicas que vão ajudar você a falar muito bem em público. Confira e pratique agora mesmo!

None
(Foto: Wikimedia Commons)

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2017 às 15:32
Atualizado às 16:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O maior dos obstáculos na hora de falar em público é o verdadeiro pavor que sentimos do julgamento de outras pessoas. Rola aquele medo de ter um “branco” bem na hora, a perspectiva de errar e todos rirem da sua cara, um sentimento de insegurança e incapacidade…

Ou seja, é pura e simplesmente um medo, que decorre muitas vezes da falta de prática. “O fato de ficar em evidência, perante às outras pessoas, pode enaltecer certas limitações — reais ou imaginárias”, aponta o especialista em recursos humanos e comunicação verbal Reinaldo Passadori.

É coisa da sua cabeça

O cérebro das pessoas que têm medo de falar em público entra em estado de alerta máximo na hora de uma apresentação e dispara sinais para o restante do corpo. “É liberada a adrenalina, que aumenta a frequência cardíaca e faz com que o sangue chegue mais rápido aos músculos, e a respiração se acelera”, aponta a psicoterapeuta e palestrante Myriam Durante. O cérebro também libera o ACTH, hormônio que ativa a glândula suprarrenal, que por sua vez ativa o cortisol — hormônio que faz o organismo reforçar todo o nosso sistema de defesa.

O resultado de tantas idas e vindas no organismo? “O corpo da pessoa fica como um gato quando está prestes a atacar: todo tenso, atento, preparado para avançar”, exemplifica a especialista. Por isso as tremedeiras, gagueiras, sudorese, taquicardia…

Mas nem tudo está perdido. Muito pelo contrário: com ajuda de alguns especialistas, selecionamos 15 dicas para afastar esse medo e conseguir encarar os microfones com muita segurança. Confira!

LEIA TAMBÉM

Inteligência emocional: veja dicas para estimular essa capacidade

7 dicas para melhorar o rendimento na educação a distância

Hipnose clínica: método que promete tratar transtornos como a ansiedade

Texto: Redação Alto Astral | Consultorias: Myriam Durante, psicoterapeuta, palestrante e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, em São Paulo (SP); Reinaldo Passadori, especialista em recursos humanos e comunicação verbal, e presidente do Instituto Passadori, em São Paulo (SP); Robson Nascimento, coach, especialista em gestão de carreira e programação neurolinguística; Robson Profeta, coach financeiro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.