Quer que tudo corra como o planejado na hora da construção? Confira nossas dicas para poupar o bolso e evitar problemas durante e depois da obra
por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 19:45
Atualizado às 13:21
Com planejamento e informação, é possível reduzir os custos da sua construção e evitar gastos extras. Além disso, escolher profissionais competentes e ficar atento às promoções e novidades podem poupar o seu bolso antes, durante e depois que a construção ficar pronta. Confira as dicas!
Foto: iStock.com/Getty Images
Pesquise o preço dos materiais em diversas lojas e compare, a fim de obter preços mais convidativos junto ao fornecedor.
O projeto é o instrumento de planejamento da obra, por meio dele é possível pensar com tranquilidade em todos os gastos da construção.
Certifique-se de que seu projeto está dentro dos padrões da Lei, para não ter que refazer a obra e ainda pagar multa.
Aposte no telhado embutido, cujo custo é menor. Se preferir o aparente, evite criar níveis. Em ambos os casos, a escolha correta das telhas favorece a economia.
Quando planejar a construção, evite época de chuvas. Isso impedirá o atraso na obra, além do desperdício de material.
Reutilize materiais de demolição. Telhas, blocos, madeira, portas e janelas, pias e louças, podem custar até 30% mais barato.
Contrate mão de obra especializada, pois com profissionais competentes diminui-se o desperdício de materiais. Evite contratar um “faz tudo”.
Defina o método construtivo. Optar blocos estruturais, por exemplo, pode baratear a obra, contudo, não possibilita alteração do layout da casa depois de pronto.
Terrenos planos evitam gastos com terraplanagem, fundações, contenção de encosta, construção de muro de arrimo, etc.
Itens como tijolo, areia, pedra, cimento e ferro podem ser barateados quando comprados em grande quantidade. Para isso, tenha o projeto definido com uma planilha de quantitativos.
LEIA TAMBÉM
Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Márcio Barth, arquiteto e urbanista; Richard Faria, engenheiro civil