3 dicas simples para você conquistar dentes saudáveis

Apenas a escovação não é suficiente para deixar os dentes saudáveis e o sorriso perfeito. Então, confira dicas simples que vão ajudar nessa missão!

None
Foto: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/11/2016 às 12:07
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A maioria das pessoas sabe que a escova e a pasta de dentes são fundamentais para garantir a saúde bucal. Porém, apenas a escovação não é suficiente para deixar o sorriso perfeito. “As principais medidas que garantem uma boa saúde bucal é a higiene diária da boca. Ela deve ser feita de forma completa com o uso de escova, pasta de dente, raspador de língua, fio ou fita dental e bochecho com flúor”, ensina a dentista Patrícia Reale. Além de fazer essa higienização, também é possível contar com outras medidas que colaboram para deixar o sorriso ainda mais bonito.

mulher-sorrindo-local-publico-dentes

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Aparelho dental

O uso de aparelho nos dentes é indicado em muitas situações, sendo as principais quando os dentes estão tortos (conhecido como apinhamento) e quando há oclusão incorreta (mordida errada). “A procura por esse tratamento geralmente é por motivo estético, mas o benefício fundamental é a oclusão corrigida. O paciente vai morder corretamente e, assim, triturar os alimentos da forma certa (melhora a digestão) e será possível combater problemas na articulação perto do ouvido, evitando dores de cabeça, por exemplo”, esclarece a dentista.

Esses aparelhos podem ser usados em qualquer idade, dependendo da condição óssea que o paciente tiver na boca. “Em torno dos 7 a 8 anos encontramos uma boa idade para o início desse uso, pois existem muitas técnicas que beneficiam o tratamento quando a pessoa se encontra ainda em fase de crescimento”, conta Patrícia.

mulher-dentes-sorrindo-talheres-mao

Foto: Shutterstock

2. Alimentação

Sabia que dentes amarelados não são, necessariamente, decorrentes da má escovação? É que existem alguns alimentos que podem se tornar vilões da saúde bucal e colaborar para o escurecimento dos dentes. Alguns dos ingredientes que precisam de atenção redobrada são: café, refrigerante, chá-preto e vinho. “Os alimentos açucarados (doces, balas e chicletes, por exemplo) também devem ser evitados, pois causam mais cáries. Mas lembre-se de que a escovação correta e frequente é a melhor forma de proteger seus dentes”, justifica Patrícia.

3. Fale mais

Grande parte das mulheres é conhecida por conversar bastante, mas sabia que isso pode ser uma vantagem e tanto para conquistar um sorriso mais lindo? É que o ato de falar contribui para a produção de saliva, uma das principais responsáveis pela higiene bucal. “Ela carrega substâncias que funcionam como pequenos defensores, impedindo a proliferação de bactérias”, conta a profissional.

Consultoria Patrícia Reale, dentista

LEIA TAMBÉM: