ESTILO DE VIDA

Dicas para manter a casa organizada e livre de micro-organismos

Veja os truques para deixar sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia limpos, organizados e livre de micro-organismos nocivos à saúde!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 19:39
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Veja os truques para deixar cada parte da casa mais limpa, organizada e livre de micro-organismos nocivos à saúde!

armário organizado

Foto iStock.com/Getty Images

Quartos

No armário, separe as roupas por cor e tipo (camisetas, calças…). Para tirar o cheiro de mofo, coloque dentro do guarda-roupas um pote com 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Deixe por uma noite e retire.

Organize as bijuterias em caixas. Para que não se enrosquem, prefira as caixas com divisórias ou guarde colares e brincos compridos em saquinhos de pano.

Guarde os sutiãs de bojo na gaveta, encaixados um no outro, sem dobrar.

Banheiro

Higienize escovas de dentes pelo menos 1 vez por semana, fervendo-as por 5 minutos, e guarde no armário quando estiverem secas.

Mantenha a lixeira sempre tampada e lave-a frequentemente.

Se perceber que o chuveiro não está jorrando água como quando novo, retire a parte com os furinhos e lave-a com vinagre branco e água, utilizando uma escova.

Sala

Aspire o pó do sofá semanalmente.

Aposte em cores vivas apenas para bibelôs, almofadas e vasos. Estofados, estantes, paredes e cortinas de tons neutros e claros tornam o ambiente mais iluminado e tranquilo.

Velas de citronela podem espantar mosquitos e pernilongos. Mas evite acendê-las com frequência, ou o cheiro pode espantar também as visitas.

Leia também:

Cozinha

Guarde os copos no armário por ordem de tamanho. Os maiores no fundo, os menores na frente.

Para tirar o cheiro forte da geladeira, coloque um prato com pó de café.

Verduras e legumes devem ser armazenados em sacos plásticos limpos e na parte mais baixa da geladeira. Leite e derivados, ovos e frios precisam estar na parte de cima.

Lavanderia

Passe um pano úmido pelo varal antes de estender as roupas, que devem estar do avesso (para evitar manchas e desbotamento).

Caso o ferro de passar roupas seja a vapor, coloque a água somente quando o eletrodoméstico estiver desligado da tomada.

Após a utilização, lave as vassouras de fibras e pelos e deixe secar.