Connect with us

O que você está procurando?

Geralmente encarada como uma simples dor de cabeça, a enxaqueca afeta 90% das pessoas no mundo. Veja aqui algumas dicas de como aliviar os sintomas.
- FOTO: Shutterstock.com

Dicas para aliviar as crises de enxaqueca

Geralmente encarada como uma simples dor de cabeça, a enxaqueca afeta 90% das pessoas no mundo. Veja aqui algumas dicas de como aliviar os sintomas.

Por mais que não sejam responsáveis diretamente por causar enxaqueca, alguns alimentos podem desencadear crises em pessoas com predisposição a desenvolvê-la. “Os mais conhecidos são aqueles mais gordurosos, como chocolate, frituras, molhos condimentados, embutidos e castanhas. Mas há pacientes cujas dores podem ser desencadeadas por outros alimentos”, explica o neurologista Flávio Sallem.

Portanto, para combater a enxaqueca, procure ter uma alimentação saudável e balanceada. O neurologista lembra, porém, que a aversão a determinados alimentos não é uma regra, já que alguns de seus pacientes com enxaqueca podem comer de tudo sem sofrer com crises agudas.

enxaqueca

FOTO: Shutterstock.com

Dicas para amenizar e controlar a enxaqueca

  1. Invista em massagens para desfazer nódulos e aliviar a tensão. Faça movimentos circulares na cabeça, entre as orelhas e os olhos, no pescoço, etc.
  2. Pratique exercícios. Durante a prática de esportes, há a liberação de substâncias como serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Algumas pessoas que sofrem com o problema ainda são resistentes a fazer ginástica. Mude de ideia: correr, por exemplo, pode ajudar a evitar dores.
  3. Sensações de calor e frio também podem ajudar a controlar o problema, pois aliviam a dor e a tensão muscular. Em momentos de crise, se possível, tome um banho quente, use bolsas d’água ou aplique toalhas úmidas nos locais de dor.
  4. Escuro e silêncio são grandes aliados. Como o estresse pode desencadear crises de enxaqueca, escolher locais tranquilos para relaxar é uma ajuda em potencial.
  5. Estimule a liberação de analgésicos naturais com acupuntura. A endorfina pode aliviar a tensão e melhorar dores crônicas.

 

Veja mais:

Enxaqueca não é só uma dor de cabeça

Mulheres sofrem mais com enxaqueca

Os tipos de dores de cabeça que afetam os brasileiros

 

Consultoria: Flávio Sallem, neurologista, do Hospital do Coração e Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP)

Texto e entrevistas: Carolina Firmino – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Dormir bem e sonhar são benéficos tanto para a saúde física e mental. Descubra 3 curiosidades sobre o que acontece com o corpo enquanto dormimos!

Estilo de vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca afeta 90% das pessoas no mundo. Como conviver com essa dor?

Estilo de vida

Conheça as mais recentes curiosidades, casos e estudos que rondam o universo dos transtornos mentais.

Estilo de vida

Já ouviu falar em ginástica cerebral? Então, confira 5 exercícios para exercitar os seus neurônios e ter uma mente afiada. Prepare-se para o desafio!

Estilo de vida

a insulina é produzida pelo próprio organismo, porém, quando ocorre uma falha, é preciso aplicar esse hormônio para controlar a glicemia.

Estilo de vida

O coaching comportamental é um tipo de tratamento que permite combater os sintomas do TDAH e pode ser feito por adultos e adolescentes.

Estilo de vida

Conheça técnicas alternativas que são ótimas opções para entrar em sintonia com o corpo e a mente, evitando crises de estresse

Estilo de vida

Tire suas dúvidas a respeito da osteoporose, doença que fragiliza os ossos, e mexa o esqueleto sem risco de lesões e fraturas!