Dicas para ajudar os filhos no primeiro dia de escola

Os pais têm papel fundamental na adaptação das crianças em novos ciclos da vida. O primeiro dia de escola pode ser difícil, mas é possível passar por isso com tranquilidade

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2016 às 09:52
Atualizado às 13:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os pais têm papel fundamental na adaptação das crianças em novos ciclos da vida. Encarar o primeiro dia em uma escola nova ou regressar das férias pode ser uma tarefa difícil, mas se a família estiver envolvida e preparada, tudo pode ficar mais simples. Confira:

Menino escrevendo no caderno na escola

FOTO: Shutterstock

1. Antecipe os acontecimentos

Prepare seu filho para essa nova fase. Participe da escolha da nova escola, faça contato com os amigos e professores, compre os materiais junto com a criança e não deixe de conversar sobre a nova rotina.

2. Seja positivo

Faça perguntas e diga coisas legais sobre o período escolar. Pergunte do que seu filho brincou, fale sobre fazer novas amizades e se divertir. Nunca fale sobre o lado difícil, como “Vamos ficar separados” ou “Você precisa ficar lá para eu trabalhar”.

3. Conheça o espaço

Passeie pela escola e veja onde as crianças passarão o tempo e mostre possibilidades. Não deixe de mostrar o pátio e os brinquedos que a escola oferece.

4. Aja tranquilamente

Se os pais mostram insegurança, a criança será a primeira a perceber e isso dificulta a adaptação. Evite chantagens emocionais, pois criam hábitos negativos.

5. Não prolongue despedidas

Quando for deixar a criança na escola, despeça-se rapidamente. Explique com atitude calma que você voltará em poucas horas para buscá-la. Se você prolongar a despedida, poderá existir sentimento de culpa, pesar ou abandono, o que poderá tornar a situação problemática.

LEIA MAIS