3 dicas para afastar a depressão e conquistar bem-estar

Além de contar com os medicamentos e tratamentos específicos, também é possível seguir algumas dicas para afastar a depressão. Descubra três delas!

None
Algumas dicas para afastar a depressão podem ser simples de serem seguidas e ajudam a conquistar bem-estar. FOTO Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/08/2017 às 13:05
Atualizado às 13:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já pensou se toda a população dos Estados Unidos e do Canadá fosse diagnosticada com depressão? Convertendo em números, é essa a realidade atual sobre a doença: em todo o mundo, mais de 350 milhões de pessoas são depressivas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas como reverter essa situação? Primeiro, é preciso buscar ajuda médica especializada, a fim de fazer o melhor tratamento. Além disso, é possível seguir algumas dicas para afastar a depressão. Que tal conferir três delas?

1. Nutriente essencial

Conforme pesquisa realizada pela Larner College of Medicine, da Universidade de Vermont, a falta ou baixa do magnésio no corpo afeta o sistema nervoso central e pode ocasionar um déficit no neurotransmissor responsável pela produção de serotonina, podendo levar à depressão, suicídio ou até violência irracional. “O estudo mostra que o mineral pode ser uma opção rápida e segura contra a depressão, apresentando melhoras em até duas semanas e com efeitos colaterais ínfimos comparados aos medicamentos tradicionais”, afirma o nutrólogo Lucas Penchel.

Praticar atividade física, como o jiu-jitsu, ajuda na cura da depressão.

Praticar atividade física, como o jiu-jitsu, ajuda na cura da depressão. FOTO Shutterstock

2. Aposte nas artes marciais

O professor de Jiu-Jitsu da academia Turner Prime, Daniel Van Huysse, afirma que, de forma geral, as artes marciais funcionam como uma ótima válvula de escape. Entretanto, mais do que lutas, elas instruem a ter disciplina, autoconfiança, autocontrole e respeito, funcionando como uma terapia alternativa e/ou complementar para pessoas com depressão. “A prática, que envolve trabalho de força, resistência e potência, além de despertar os sentidos de defesa e ataque, também libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ele ajuda a normalizar os níveis de ansiedade, suavizando os sintomas da depressão”, explica.

3. Tenha amigos por perto

Ter uma boa relação com os colegas de trabalho mantém o estresse em níveis baixos. Um estudo mostrou que as pessoas que se ajudam são mais produtivas, talvez porque aprendam melhor a comunicação indireta. Outro estudo apontou que quem trabalha com amigos apresenta taxas mais baixas de pressão sanguínea em situações estressantes no trabalho.

Consultoria Daniel Van Huysse, professor de Jiu-Jitsu da academia Turner Prime; Lucas Penchel, nutrólogo

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.