Connect with us

O que você está procurando?

O diabetes é uma doença que também pode aparecer nas crianças. Por isso, uma série de cuidados devem ser tomados para afastar esse problema. Leia mais!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Diabetes infantil: saiba mais sobre a doença que também afeta crianças

O diabetes é uma doença que também pode aparecer nas crianças. Por isso, uma série de cuidados devem ser tomados para afastar esse problema. Leia mais!

Sabia que o diabetes pode se manifestar na infância? E, nessa fase, os cuidados devem ser redobrados pois a doença pode aparecer com força total. Por isso, veja como a doença aparece e quais os principais cuidados que devem ser tomados com os pequenos!

diabetes-crianças-perigos

Foto: iStock.com/Getty Images

Mais comum

Geralmente, o diabetes tipo 1 é o que mais afeta as crianças, já que ele tem causas genéticas e começa a dar os primeiros sinais desde cedo. No entanto, graças ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares, os pequenos podem, também, desenvolver o tipo 2 da doença. “Independentemente da forma do diabetes, algumas medidas são essenciais para um bom controle dos níveis de glicose, também para as crianças: manter a dieta prescrita, fazer atividade física regularmente, seguir a prescrição médica de insulina ou comprimidos e verificar a glicemia em casa”, destaca a nutricionista Bianca Barone.

diabetes infantil

Foto: Shutterstock

Um caminho a percorrer

Ao se descobrir o diabetes na infância, pode ser complicado para os pais explicarem para a criança – que, dependendo da idade pode não entender – que ela deve evitar doces e outras guloseimas que era acostumada a comer. Por isso, após as recomendações do endocrinologista, é primordial procurar por um especialista em nutrição. Ele, com certeza, elaborará um cardápio nutritivo e que agrade a criança dentro do possível. “A criança diabética deve ser bem informada sobre a sua dieta e o motivo dessas restrições, já que a informação fará com que ela não se sinta excluída. Atualmente, existem muitos doces que a elas podem comer e os adoçantes culinários permitem o preparo de doces e bolos, muito parecidos com os feitos com açúcar. A mãe pode introduzir aos poucos esses doces diet e medir a glicemia para saber como eles impactam e pedir, claro, a participação do médico ou nutricionista”, informa a nutricionista Elaine Moreira. Também é importante incentivá-las a praticar esportes desde que o endocrinologista seja avisado previamente

Foto: Shutterstock

Lancheira saudável

Uma boa forma de adaptar a criança à nova realidade é começar pela preparação de uma lancheira saborosa e, ao mesmo tempo, nutritiva. Para isso, os pais devem se assegurar que o lanche da criança contenha pelo um alimento dos seguintes grupos: “Os alimentos energéticos, que são compreendidos por pães, cereias ou bolos, responsáveis por promover energia; os construtores, que compreendem os alimentos de origem animal como leite e seus derivados e ajudam na construção e na formação do corpo; e os reguladores que são as frutas, verduras e legumes, que tem como função regular e controlar as funções do organismo”, lista a nutricionista Vanessa Minossi.

 

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria:  Bianca Barone, Elaine Moreira e Vanessa Minossi, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que ser bem-humorado possui vantagens para a saúde mental e física? As brincadeiras fazem um bem danado ao organismo. Confira!

Estilo de vida

Que tal emagrecer tomando sucos que são uma verdadeira delícia e, ainda por cima, fontes de nutrientes? Alguns ingredientes presentes nas receitas a seguir possuem o poder de acelerar o metabolismo, evitar que o excesso de gordura seja absorvido pelo organismo e potencializar o emagrecimento! Está esperando o que para prepará-las? Confira alguns sucos que secam gordura!

Estilo de vida

Praticar exercícios físicos com regularidade é um dos segredos da longevidade. Veja a seguir qual é o ideal para cada faixa etária!

Estilo de vida

Para certas pessoas, pedir ajuda se remete à fraqueza, ou desconfiança da capacidade do outro. Mas ser ajudado é muito importante para o ser humano.

Estilo de vida

A asma faz parte do grupo de doenças que não tem cura. Portanto, é fundamental saber conviver com ela. Veja como e saiba diferenciá-la da bronquite!

Mundo místico

Precisa decidir sobre algum assunto difícil junto ao par? Tenha a ajuda e peça bençãos aos Céus para fazer a escolha certa com o salmo 47.

Mundo místico

Aumente sua fé com a ajuda do Salmo 48. Confira o comentário especial e a frase de poder que te direcionará no momento da oração.

Mundo místico

O salmo 49 é indicado para realizar transformações em sua vida e proporcionar uma experiência alegre e livre de sofrimentos. Confira e renove sua fé!