Diabetes: confira como seu descontrole afeta o corpo!

O diabetes, quando não tratado corretamente, é uma doença que pode trazer complicações para todo o corpo. Confira mais sobre o assunto!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/12/2016 às 13:30
Atualizado às 12:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Problemas nos rins, visão, pele e até mesmo cardiovasculares podem estar relacionados com o descontrole da taxa de açúcar no sangue. “O diabetes acaba levando a complicações na microcirculação e isso afeta principalmente os rins, olhos e o sistema nervoso”, afirma o clínico geral Paulo Camiz.

Por se tratar de uma doença, na maior parte das vezes silenciosa, é preciso prestar atenção nos indícios que podem identificar a doença. Confira, a seguir, como o distúrbio pode prejudicar cada parte do corpo.

exame de diabetes

Foto: iStock.com/Getty Images

SISTEMA NERVOSO AFETADO

Uma complicação do descontrole do diabetes é a neuropatia periférica, cujos sintomas incluem adormecimento e, às vezes, dores nas mãos, pés e pernas. Os nervos periféricos são os que enviam e recebem informações do cérebro. Essa capacidade de transmitir sinais é prejudicada pela hiperglicemia e ocasiona perda de sensibilidade, além de deformidades nos pontos de pressão do pé, o que aumenta a chance de feridas. Os sintomas variam de acordo com os nervos atingidos. No começo, surgem dormência e formigamento nos braços e pernas, podendo haver perda de sensibilidade nos membros.

ilustração de uma veia entupida

Foto: iStock.com/Getty Images

DIABETES E MÁ CIRCULAÇÃO

Se não controlado, o distúrbio aumenta o risco de doença arterialperiférica, quando os vasos sanguíneos nas pernas são obstruídos por depósitos de gorduras, afetando a circulação dos membros inferiores. Alguns sintomas desse mal são dor, sensibilidade, cansaço ou queimação nos músculos dos pés ou pernas.

Eles aparecem geralmente durante o exercício físico, porém podem surgir mesmo em repouso. Feridas que não cicatrizam nas pernas e pés, membros inferiores vermelhos, quentes ou inchados são sinais de agravamento da doença, que pode exigir tratamento além do convencional do diabetes

VISÃO PREJUDICADA

Você já deve ter ouvido dizer que o mau controle do diabetes pode levar à cegueira, certo? O oftalmologista André Pamplona explica o porquê: “o diabetes é uma microangiopatia que atinge todos os vasos sanguíneos do corpo.

A retina é uma estrutura extremamente vascularizada, portanto se seus vasos sanguíneos entram em sofrimento pode ocorrer a morte dos neurônios nutridas por estes vasos com consequente perda da função visual destas células”. A doença relacionada à perda de visão é a retinopatia, que afeta os vasos sanguíneos da retina, causando vazamento de fluido ou sangue..

Leia também:

CÉREBRO

Diabetes mal controlado é fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC), que pode deixar sequelas como perda de movimento de um lado do corpo.

PELE

Quando não controlado, o diabetes gera problemas dermatológicos, como: furúnculos, micoses na pele, escurecimento e ressecamento de áreas do corpo com dobras, como pescoço, axila e virilha.

Consultoria André Pamplona, oftalmologista; Paulo Camiz, clínico geral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.