ESTILO DE VIDA

10 alimentos funcionais que vão transformar de vez a sua saúde

Deseja turbinar o bem-estar? Então, inclua na sua alimentação diária os 10 alimentos funcionais da lista a seguir e conquiste a saúde que sempre sonhou!

None
São chamados alimentos funcionais aqueles que atuam em benefício da saúde, trazendo bem-estar e nutrientes essenciais. FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2017 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu falar sobre os alimentos funcionais? Aliados da saúde e do bem-estar, eles trazem benefícios de sobra ao corpo, pois são bastante nutritivos quando preparados da maneira correta. Saiba mais sobre eles!

Afinal, o que são alimentos funcionais?

Poderosos, eles fornecem nutrientes ao corpo e também possuem bioativos que são capazes de ajudar na prevenção de doenças. “No entanto, o alimento que é benéfico para uma pessoa, para outra pode não ser. Por esse motivo, é fundamental sempre consultar seu nutricionista para que ele realize uma avaliação e prescreva a melhor alimentação para o seu caso, especificando o alimento, a quantidade e a suplementação, quando necessária”, alerta a nutricionista funcional Erika Almeida. Confira a lista de 10 alimentos funcionais que ajudarão você a manter a silhueta em dia e o corpo muito mais saudável!

1- Óleo de coco

É rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), uma classe especial de boas gorduras. Os principais TCMs são o ácido láurico e o ácido caprílico, que apresentam ação antimicrobiana, antibactericida e antiviral, funcionando como potentes antibióticos naturais.

alimentos funcionais

Você pode utilizar um fio de óleo de coco sobre a torrada no café da manhã, por exemplo. Fica uma delícia! FOTO: Istock.com/GettyImages

2- Farinha de coco

Ela tem apresentado um excelente resultado para aqueles que têm obstipação crônica devido ao seu alto teor de fibras. É uma farinha sem glúten e pode ser utilizada por portadores de doença celíaca ou intolerantes ao próprio glúten.

3- Soja

Ela ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e contribui para a diminuição dos sintomas da menopausa.

4- Peixe

Contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

5- Maçã

Tem ação antioxidante, também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diminui o risco de trombose e câncer de pulmão.

6- Couve

Ajuda na desintoxicação do organismo, na diminuição do risco de degeneração macular e da ocorrência de catarata.

7- Cacau

Seus polifenois podem apresentar efeito anti-hipertensivo, atuar na prevenção de doenças coronarianas, aumentar a concentração de colesterol bom (HDL) e ter ação antioxidante.

alimentos anti-inflamatórios

Você pode consumir o abacate como smoothie, por exemplo. FOTO: Shutterstock

8- Abacate

É fonte de betasitosterol, substância que colabora para o controle da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela deposição de gordura abdominal. É rico em vitamina E e glutationa, substâncias importantes para a defesa antioxidante.

9- Tomate

Possui ação antioxidante e ajuda na redução do risco de câncer de próstata.

10- Banana verde

Sua polpa cozida é rica em amido resistente, substância que contribui para o controle e prevenção de doenças crônico-degenerativas, como diabetes, colesterol elevado (LDL), obesidade e obstipação crônica.

Consultoria: Erika Almeida, nutricionista funcional

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM