Detox, por quê? Saiba como a dieta funciona e seus benefícios

A dieta detox é excelente para limpar as toxinas do organismo, reduzir o peso e promover a redução em alimentos industrializados. Confira!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/04/2017 às 18:55
Atualizado às 12:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Baseada no consumo de alimentos orgânicos, a dieta detox ajuda no funcionamento dos rins e fígado. “Ela é uma curta intervenção no organismo com o objetivo de limpar o sangue e eliminar as toxinas nocivas ao corpo”, afirma Carlos Eduardo Martins, nutricionista de São Paulo.

Funcionamento

A prática consiste uma dieta baseada em frutas, vegetais, sucos naturais, água, alguns suplemento dietéticos, chás, exercícios físicos, além da eliminação de álcool, café, cigarros e açúcares refinados. “As diferentes dietas detox variam de acordo com a intensidade e duração, mas essas são suas bases”, ressalta o nutricionista.

Benefícios

Reduzir o consumo de agrotóxicos, fazer a manutenção e redução de peso programada e eliminação de substâncias nocivas ao organismo são algumas das vantagens da dieta. “Com a predominância de alimentos diuréticos em sua composição, ela mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode ajudar na redução do peso corporal. As preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes de vitaminas e minerais com ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce, além das fibras, que promovem a saciedade”, conta Bianca Sermarini, nutricionista funcional do Instituto Ortobio.

Cuidados

A função da dieta detox é promover uma redução no consumo de alimentos processados, como sucos de caixa, pães, gelatinas, bebidas adoçadas e agrotóxicos, mas a nutricionista alerta: “Como o organismo estará suprimido de proteínas e gorduras, é indicado que a dieta detox seja adotada durante um tempo determinado pelo nutricionista”. 

Texto: Lara Pires/Colaboradora | Consultorias: Bianca Sermarini, nutricionista funcional e consultora do Instituto Ortobio, de Niterói (RJ); Carlos Eduardo Martins, nutricionista de São Paulo (SP)

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.