O que aconteceria se lembrássemos de todos os detalhes da nossa vida?

A capacidade de lembrar demais de detalhes sem importância é vista como prejudicial e tem nome: síndrome da hipermemória.

- Foto: Shutterstock

O que aconteceria se lembrássemos de todos os detalhes de nossas vidas? O neurologista Renato Anghinah explica por que isso é impossível: “Ia ser uma grande confusão. Nosso cérebro tem mecanismos de defesa. Se, por exemplo, você lembrasse de todas as vezes que queimou o dedo, ia ser terrível, um sofrimento absurdo. Então você vai tirando da sua mente coisas que não são úteis para você. E fora que a gente não teria capacidade de processamento, você ia precisar de uma capacidade muito maior de memorização”.

cérebro, fundo azul, detalhes

Foto: Shutterstock

Com tantas informações a serem processadas, dificilmente o cérebro humano conseguiria se concentrar em novos aprendizados ou nos detalhes ao seu redor: “Sem a arte de esquecer, seria impossível entender ou aprender algo novo”, explica o professor de neurologia Iván Izquierdo.

Hipermemória

Inclusive a capacidade de lembrar demais de acontecimentos sem importância é vista como prejudicial e tem nome: síndrome da hipermemória. Apesar das habilidades poderem ser consideradas invejáveis, possuem efeitos colaterais: pessoas com a doença podem ter a capacidade coginitiva alterada. Uma das pacientes diagnosticadas, conhecida no meio científico pela sigla de A.J., afirmou que a sua memória era “sem fim, incontrolável e desgastante”. Por isso, ao mesmo tempo que esquecer pode causar diversos problemas em quem tem dificuldade de memorização, essa falha é uma ferramenta importantíssima para o cérebro conseguir filtrar o que é importante em nosso dia a dia. Quando essa capacidade não funciona direito, pode causar diversos problemas para o homem – tão ruins ou até piores que a perda da memória.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Iván Izquierdo, professor de neurologia da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência