Que tal escolher seu destino de viagem pela culinária da região? Confira!

De norte a sul, a culinária rica guia o destino de viagem e o paladar dos amantes da boa gastronomia. Conheça os sabores do Brasil!

- FOTO: Stela Handa

O país da miscigenação recebeu influência culinária do mundo todo e cada região desenvolveu uma particularidade de temperos, ingredientes e sabores. Os roteiros gastronômicos são um prato cheio para quem quer conhecer as riquezas brasileiras explorando o mais agradável dos sentidos, o paladar.

 

Sul

A região, colonizada principalmente por imigrantes europeus, tem no vinho, churrasco, massas e chocolate seus principais atrativos gastronômicos. Em Garibaldi, encontra-se a Estrada do Sabor. Em meio a fazendas, sítios e vinhedos, o visitante percorre trilhas, faz turismo rural e, claro, saboreia produtos coloniais, como vinhos produzidos na cidade gaúcha, geleias, licores, massas e muito mais.

Outra opção é o Vale dos Vinhedos, na região de Bento Gonçalves. Visite as vinícolas sendo guiado por enólogos, com degustação e venda de produtos.

 

 

Sudeste

A região mais populosa do país tem várias opções. De Minas Gerais vem o queijo, o pão de queijo, o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o leitão à pururuca e as cachaças. Aproveite a riqueza histórica do estado e faça um tour pela capital Belo Horizonte e pelas famosas Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes.

São Paulo e Rio de Janeiro, capitais de seus respectivos estados, também reservam prazeres aos paladares dos turistas – e conterrâneos! A primeira, com sua diversidade cultural, apresenta opções para todos os gostos: da comida natural ao mais rebuscado prato francês. Já a segunda, famosa por seus bares e botecos, dizem, é a mãe da feijoada.

 

Centro-oeste

Goiás é famosa pelo arroz com pequi, o empadão goiano, a paçoca de pilão, o peixe assado na telha e a galinhada. Quer provar todas essas delícias em um só lugar? Agende a viagem entre maio e junho e vá até Pirenópolis, cidade que integra o Circuito Gastronômico de Goiás e onde é realizado o Festival Gastronômico e Cultural.

Estando no Mato Grosso, vá à capital Cuiabá e procure pelo refogado de mandioca, o pacu assado e rapadurinhas para sobremesa.

No estado vizinho, Mato Grosso do Sul, visite Corumbá e se delicie com a culinária do Pantanal.

 

 

Nordeste

Sob forte influência africana, a região desenvolveu pratos internacionalmente conhecidos, como a moqueca, o bobó de camarão e o acarajé: Salvador é uma excelente opção para provar tudo isso.

Na capital de Pernambuco, Recife, experimente o bolo de rolo e a carne de sol. Procure pela Rota do Cangaço, na cidade de Piranhas, e prove iguarias do sertão, como geleia xique-xique, doce de coroa do frade e farofa cangaceira.

 

 

Norte

Pato no tucupi e açaí são carros-chefe dos restaurantes dessa região do país. Em Belém do Pará, prove a castanha que leva o nome do estado, a maniçoba e o tacacá.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência