Connect with us

O que você está procurando?

A desidratação infantil pode gerar quadros de saúde perigosos. Por isso, saiba a melhor maneira de prevenir e tratar esse problema
- Foto: iStock.com/Getty Images

Desidratação infantil: quais são os sintomas e como prevenir esse problema tão comum no verão

A desidratação infantil pode gerar quadros de saúde perigosos. Por isso, saiba a melhor maneira de prevenir e tratar esse problema

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em 2010, entre os meses de janeiro e março, foram registrados mais de 3,8 mil casos de internações pela falta de líquido, sendo que 46,5% desses registros foram de crianças até 14 anos. Como o calor está insuportável, fique atenta aos hábitos das crianças e evite a desidratação infantil.

Desidratação infantil: por que as crianças são alvo?

• A explicação é bastante lógica: “as crianças e adolescentes têm menos defesa contra agentes agressores intestinais, como vírus, bactérias e toxinas, além de ter menor capacidade de reação do organismo, o que favorece a ocorrência de maiores perdas de líquidos pelas fezes e vômitos”, detalha o pediatra Ivan Pistelli.

• Como a perda de líquidos é intensa, fica mais difícil para o organismo suprir a carência hídrica, gerando sinais que indicam deficiências no funcionamento do corpo.

• De acordo com o especialista, as causas mais frequentes de desidratação na infância são as infecções virais, transmitidas por adultos ou outras crianças, que provocam febre, diarreia e vômitos.

O que meu filho tem?

• Os quadros de desidratação infantil, ao longo de sua progressão, são caracterizados por preocupação intensa dos pais diante dos sintomas apresentados.

• O pediatra explica que os sinais podem ser muito discretos na desidratação de primeiro grau, como leve perda de peso (menor de 5%) e hipoatividade ou indisposição.

• Já na desidratação de segundo grau, ocorre perda de peso entre 5 e 10%, a criança passa a apresentar boca seca, olhos fundos, diminuição da urina e pele menos elástica. • O terceiro grau do problema é bem mais preocupante: perda de peso maior do que 10%, confusão mental, pressão baixa, parada de urinar, podendo evoluir até mesmo para coma e choque por falta de líquidos.

Proteja suas crianças!

• Para prevenir o problema, lembre-se de vacinar seu filho contra o rotavírus logo nos primeiros meses de vida, evitando uma das principais causas de infecção intestinal e desidratação em bebês.

• Fique atenta à higiene pessoal e alimentar dos seus filhos, para evitar a transmissão de doenças intestinais.

• Cuidado também em praias, piscinas e ambientes muito cheios, onde a propagação de vírus ou bactérias é favorecida.

• “O mais importante no tratamento da desidratação é a reposição de líquidos, principalmente na forma de soro hidratante, que encontra-se disponível nos postos de saúde ou nas farmácias. A aceitação progressiva do soro hidratante deverá repor o volume de líquido perdido e a criança passa a melhorar rapidamente”, destaca Pistelli.

• Se houver vômito intenso, utilize medicamentos, indicados por um médico, para cortá-lo, facilitando a reposição de líquidos.

Indicação de líquidos e soros

✓ Em casos de diarreia, recomenda-se a ingestão mínima de 100ml de soro hidratante a cada evacuação líquida.

✓ Vale combater a febre e o vômito para a criança aceitar os líquidos oferecidos, como soro, água de coco, água, chás, etc.

✓ “O oferecimento de soros caseiros não deve ser incentivado, pois os erros de formulação podem ser prejudiciais para a criança, provocando distúrbios ainda mais sérios. O ideal é oferecer soro hidratante padronizado, disponível nos postos de saúde e nas farmácias”, reforça o pediatra.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ivan Pistelli, pediatra do Hospital Leforte, do Grupo Saúde Bandeirantes, São Paulo

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Geral

Sem ideias do que escrever nos cartões nesse final de ano? Inspire-se com frases para cartão de Natal e deixe a mensagem muito mais bonita!

Geral

Com certeza você já começou a pensar no que vai fazer com seu décimo terceiro, não é? Confira as dicas do que fazer para não torrar a grana de uma só vez!

Estilo de vida

Se você ainda tem dúvidas sobre ter um animalzinho em casa, esse oito motivos vão te convencer a adotar um agora mesmo. Confira!

Estilo de vida

Não sabe como presentear seu amigo secreto? Separamos algumas dicas de presente de amigo secreto com valores bem acessíveis para você escolher. Confira!

Geral

Hayley sofreu com estrias na gravidez em sua barriga, mas isso não abalou sua autoestima, e fez ainda com que ela se tornasse um exemplo de mãe!

Geral

A pedagoga Maria Irene Maluf elencou cinco situações em que a desobediência do seu filho pode passar dos limites e como lidar com ele nessas situações

Estilo de vida

Elas devem fazer parte do cardápio de quem deseja alcançar a barriga chapada e uma saúde de ferro. Veja algumas opções de frutas cítricas para emagrecer!

Geral

Conheça a história e o significado do nome de ídolos do esporte brasileiro que inspiram e motivam os amantes das modalidades.