ESTILO DE VIDA

Desenvolvimento infantil: incentivar a leitura é essencial!

Estimular o hábito de ler promove o desenvolvimento infantil e afeta positivamente a vida da criança no futuro. Saiba como introduzir a leitura aos filhos!

None
As crianças devem começar a ler o quanto antes! | Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/05/2017 às 12:00
Atualizado às 12:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A leitura é fundamental para o desenvolvimento infantil em vários aspectos. Imaginação, criatividade e outras habilidades cognitivas das crianças são aprimoradas, além de melhorar a compreensão e a produção de textos. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Itaú Social, o incentivo à leitura já na primeira infância está entre os fatores determinantes para o desenvolvimento intelectual e motivação acadêmica do estudante. Além disso, o aprimoramento da leitura aos sete anos afeta o nível socioeconômico que o futuro adulto obterá aos 42. Saiba como introduzir o hábito da leitura na rotina dos seus filhos!

Pais e filhos mais unidos

De acordo com Thalita Thomé, coordenadora pedagógica dos Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, rede de apoio escolar para alunos do Ensino Fundamental, ler histórias é a forma mais eficaz de gerar interesse pelos livros e promover o desenvolvimento infantil. “Quando os pais se sentam com os filhos para ler, criam um laço afetivo entre a criança e a literatura, além de ser um momento muito especial de interação familiar, algo tão importante nos dias de hoje”, afirma a pedagoga.

Conte mais histórias

Na hora de contar histórias aos pequenos, Thalita afirma que a criatividade é livre. “Os livros têm o poder de transportar a criança para outro mundo e ampliar seus conhecimentos de forma divertida. Por isso, os pais podem usar a criatividade com teatros, improvisar com objetos que tenham em casa, fazendo com que a criança se sinta parte de uma aventura”, acrescenta.

Como começar o desenvolvimento infantil?

Para dar início ao de maneira prazerosa e educativa, a pedagoga indica alguns livros: “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa”, que aborda o respeito às diferenças e a criatividade, “A menina bonita do laço de fita”, sobre diversidade racial, “Pedro e Tina”, uma história mostra a força e a importância das amizades, “História dos Pingos”, que, de forma sensível e criativa, toca na questão da personalidade e da individualidade e, por fim, o livro-imagem “A Onda”, uma história que usa apenas ilustrações e incentiva o leitor a criar o enredo em sua cabeça. “Essas obras usam uma linguagem simples e criativa e estimula as crianças, isso é muito importante para o desenvolvimento infantil”, finaliza a pedagoga.

LEIA TAMBÉM: