ESTILO DE VIDA

10 passos para manter as lembranças por mais tempo

As nossas lembranças são um dos maiores tesouros que podemos guardar. Veja como treinar sua memorização e acabar de vez com o esquecimento!

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2016 às 19:03
Atualizado às 11:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nem todos os esquecimentos significam que você sofre de algum distúrbio mental. Suas lembranças podem estar sendo afetadas pela simples falta de treino. Pois, assim, como qualquer habilidade, a memorização pode “enferrujar” se não for estimulada frequentemente.

Abaixo, confira algumas dicas para você reforçar suas melhores lembranças:

Treine suas lembranças!

1. Abandone os vícios
Se você não fuma ou bebe, é melhor nem começar. Já para quem possui esses hábitos, é preciso revê-los. Por exemplo, o álcool a longo prazo pode levar à deterioração do cérebro, prejudicando as funções cognitivas. O cigarro, por sua vez, também pode prejudicar o funcionamento do órgão.

2. Reviva boas lembranças
As memórias boas sobrepõem-se às ruins, sendo fixadas mais facilmente. Assim, reúnas os amigos, os familiares e reaviva as suas boas lembranças.

3. Durma
Uma boa noite de sono é responsável pelo bom funcionamento cerebral. Assim, ter cerca de 8 horas diárias de sono por noite pode ajudar na melhoria da memória.

4. Aposte na acupuntura
A técnica consiste na aplicação de pequenas agulhas em diversos pontos do corpo, responsáveis por recuperar o organismo de danos tanto físicos quanto psicológicos. Assim, o método pode estimular várias regiões do cérebro, inclusive a responsável pela memória.

5. Tire um tempo para si
A sobrecarga da rotina do dia a dia deixa o organismo esgotado, perdendo a eficiência. Dessa forma, sempre que os dias de trabalhos pesarem, tire um tempo para espairecer. Essa atitude pode fazer toda a diferença quando o assunto é saúde do corpo e da mente.

mulher pensando - lembranças

FOTO: Shutterstock Images

6. Aposte nos livros!
Sabe aqueles livros que estão juntando pó na sua prateleira? Que tal tirá-los de lá e se aventurar pelas páginas? Além de ser uma prática saudável, por meio da leitura é possível conhecer vários lugares sem sair de casa. Além disso, essa atitude ajuda a exercitar o cérebro, facilitando a memorização.

7. Ensine alguém
Quando o desejo é memorizar alguma coisa (o conteúdo de uma disciplina, por exemplo), ensinar a outras pessoas pode ajudar você a alcançar esse objetivo.

8. Faça gravações
Caso você tenha coisas importantes a lembrar, que tal gravar essas informações? Enquanto você desempenha outras tarefas, você pode ouvir a sua gravação sem ter que dedicar um tempo exclusivo para isso.

9. Faça intervalos
Para que a memorização seja bem-sucedida, é necessário fazer intervalos para descansar a mente. Dessa forma, qualquer assunto pode ser assimilado com clareza.

10. Defina uma rotina
Caso você esteja estudando, dedique pelo menos uma hora do seu dia para rever o conteúdo passado. Assim, fica fácil memorizar e aprender mais rápido.

Saiba mais!

Brócolis ajuda a preservar a memória

Saiba como estimular o cérebro e proteger a memória

Desenvolva seu raciocínio com algumas dicas

Texto: Paula Santana – Edição: Giovane Rocha/Colaborador