Descubra o seu horário ideal para praticar exercícios

A sua rotina, seus objetivos e o estilo de vida são determinantes para saber quando ativar o modo fitness e começar a malhar

None
Foto: Shutterstock/Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/05/2016 às 16:33
Atualizado às 12:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muitas mulheres têm jornada dupla, até tripla: cuidam dos filhos, da casa e ainda trabalham fora, assim fica difícil encontrar um espaço para cuidar do corpo. “Poucas pessoas têm, nos dias de hoje, uma ou duas horas por dia para se dedicar à prática de exercícios físicos”, lembra o coach e preparador físico Vinícius Possebon. Ele desenvolveu o programa Queima de 48 horas, que conta com atividades que duram entre 5 e 15 minutos. “Como são atividades que não demandam muito tempo e nenhum tipo de equipamento, podem ser realizadas em qualquer horário do dia, adequando-se à rotina de cada pessoa”, explica. Se você ainda não colocou o corpinho para se exercitar, comece descobrindo qual horário tem mais a ver com a seu estilo de vida!

Rotina imprevisível

Para quem não tem dias com tarefas bem demarcadas, o melhor é se exercitar logo cedo. Uma das vantagens é que treinar nesse horário faz com que o corpo fique mais disposto para realizar todas as atividades das próximas horas. Porém, é muito importante garantir a energia antes de ir para o treino: “Coma algo leve cerca de 40 minutos antes de treinar”, alerta o preparador físico.

Mulher correndo e praticando exercícios

Foto: Shutterstock/Images

Precisa encaixar o treino entre uma atividade e outra

Trabalho, colégio dos filhos, uma passada no banco e, pronto, acabou a manhã! Para quem tem compromissos ao longo de todo o dia, uma sugestão é separar um tempinho antes do almoço para esticar o esqueleto. Antes, lembre-se apenas de fazer uma avaliação médica para saber se está tudo bem com o seu corpo.

Rotina flexível

Para quem consegue dispor de mais tempo livre, nada melhor que colocar as atividades físicas no meio da tarde. Normalmente, quem é profissional liberal, trabalha somente pela manhã ou noite e estuda à noite ou simplesmente tem dias tranquilos, consegue malhar sem problemas. Segundo o Vinícius, o horário é bom porque permite ao corpo tempo suficiente para descansar no fim do dia!

SAIBA MAIS

Organização pessoal pode influenciar na perda de peso
Conheça os benefícios do crossfit
Ballet fitness é um dos exercícios preferidos das famosas

Fim do estresse

As mulheres que sentem dificuldade em conter a agitação depois de um longo dia cheio de atividades podem procurar exercícios para o fim da tarde. “Após a jornada de trabalho, colocar o corpo para queimar calorias é uma ótima maneira de reduzir o estresse“, comenta o preparador físico. Além disso, é uma oportunidade para esquecer de todas as obrigações e deixar o corpo bem relaxado, facilitando inclusive na hora de dormir. O sono, com certeza, é mais gostoso!

Mulher dormindo

Foto: Shutterstock/Images

Sem interrupções

Quando não tem jeito de separar uns minutinhos para malhar ao longo do dia, a solução é deixar para o fim da noite. Hoje, é muito comum ver academias lotadas após as 22h, em especial por jovens que estudam nesse período. As atividades nesse horário também melhoram bastante a qualidade do sono, mas, em alguns casos, é preciso identificar se o hábito não está provocando reações inversas, justamente pela dificuldade de diminuir o ritmo bem próximo à hora de ir para cama. Mas, no geral, é uma boa alternativa!

Texto: Carolina Firmino

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.